Gastos com educação poderão ser deduzidos integralmente do IR — Rádio Senado

Gastos com educação poderão ser deduzidos integralmente do IR

LOC: OS GASTOS COM EDUCAÇÃO PODERÃO SER DEDUZIDOS INTEGRALMENTE DO IMPOSTO DE RENDA.  

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO SENADOR RONALDO CAIADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, apresentou dois projetos de lei para modificar a forma de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física. O primeiro determina que os gastos com educação também possam ser deduzidos integralmente na declaração, assim como os gastos com saúde. A justificativa do senador Caiado é de que a Constituição não faz distinções entre os dois direitos, que deveriam ser tratados da mesma forma para fins de Imposto de Renda. 

(Caiado) É inaceitável que você tenha limites licitados, não deixando com que a pessoa possa amanhã ter a opção da escolha do seu médico e ter aquilo transformado em benefício amanhã para que ele não tenha que arcar 100% pagando tanto tributo como se paga no Brasil. 

(REPÓRTER) O segundo projeto prevê uma mudança na tributação de quem aluga imóveis residenciais. A regra valerá para quem possuir apenas um imóvel e precisar alugar um segundo, no nome de outra pessoa. Neste caso, só será considerado como rendimento recebido a diferença entre os dois valores e não mais sobre todo o montante recebido de aluguel. Caiado explica que a situação é muito comum entre pessoas que precisam mudar de cidade. 

(Caiado) Nada mais justo, porque afinal de contas eu não estou aumentando o patrimônio nem aumentando o ganho. Eu estou simplesmente transferindo aquilo que eu ganho em uma cidade com a propriedade alugada pagando em outra cidade outro apartamento. Então apenas sobre o diferencial. 

(REPÓRTER) O Congresso Nacional também está analisando a Medida Provisória 670, que traz a correção escalonada da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física.
23/03/2015, 07h49 - ATUALIZADO EM 23/03/2015, 07h49
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00