Congresso vai analisar MP que renegocia dívidas dos clubes de futebol — Rádio Senado

Congresso vai analisar MP que renegocia dívidas dos clubes de futebol

LOC: O CONGRESSO NACIONAL VAI ANALISAR A MEDIDA PROVISÓRIA PUBLICADA NESTA SEXTA-FEIRA NO DIÁRIO OFICIAL QUE PREVÊ A RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS CLUBES DE FUTEBOL, ESTIMADAS EM QUATRO BILHÕES DE REAIS. 

LOC: PARA CONTAR COM OS BENEFÍCIOS, OS CLUBES DEVEM CUMPRIR UMA SÉRIE DE EXIGÊNCIAS, COMO PAGAR EM DIA O SALÁRIO DOS ATLETAS E LIMITAR O MANDATO DE SEUS DIRIGENTES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A medida provisória estabelece que os clubes podem renegociar as suas dívidas com a União por um prazo de até 20 anos, com descontos nas multas e nos juros. Para ter acesso aos benefícios, os clubes devem cumprir uma série de contrapartidas. Entre as exigências, estão auditar e publicar a contabilidade das entidades e pagar em dia os salários dos jogadores, além de manter um investimento mínimo nas categorias de base e no futebol feminino. O clube que descumprir as regras pode ser rebaixado de divisão. O texto ainda limita o mandato dos dirigentes de clubes e federações em quatro anos, com uma única reeleição. O presidente da Comissão de Educação, senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, disse que a iniciativa é fundamental pois os clubes estão em situação delicada. Mas defendeu que a nova lei deve valer para a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. 

(Romário) Dentro desta MP a gente tem que colocar que a CBF tem que fazer valer. E se ela não fizer valer, tem que ter alguma punição. Se não acontecer isso que eu estou te falando em relação à CBF, eu posse te afirmar aqui que daqui a três ou quatro anos nós vamos estar falando isso aqui de novo porque não deu certo. 

(REPÓRTER) Já o senador Álvaro Dias, do PDT do Paraná, elogiou o ponto que limita o mandato dos cartolas, mas considera que o benefício pode incentivar o calote dos clubes 

(Dias) Me parece que a princípio ela traz um estímulo negativo Que pese o não cumprimento dos deveres. Não pagou a conta um dia alguém aparece e socorre.. é um estímulo a inadimplência. Os clubes competentes,corretos, que pagam em dia os seus deveres acabam sendo punidos. 

(REPÓRTER) A Medida Provisória deve ser analisada por uma comissão especial e depois pelos plenários da Câmara e do Senado.
20/03/2015, 01h52 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 01h52
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00