CMA pode votar na terça marco regulatório da biodiversidade — Rádio Senado

CMA pode votar na terça marco regulatório da biodiversidade

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA O MARCO REGULATÓRIO DA BIODIVERSIDADE. 

LOC: E A DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI CONTINUAR A DEBATER A CRISE ECONÔMICA, DESTA VEZ COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL. CONFIRA A AGENDA DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC:  Depois de uma semana de intensos debates com a presença de ministros, especialistas e representantes de povos indígenas e quilombolas, é hora das comissões votarem o marco regulatório da Biodiversidade. A Comissão de Agricultura já aprovou a proposta, e agora é a vez dos senadores da Comissão de Meio Ambiente. A proposta regulamenta o uso de conhecimentos tradicionais sobre plantas e animais da flora e fauna brasileira pela indústria e pelo agronegócio na criação de novos produtos. O projeto tem o apoio do setor empresarial e de entidades de pesquisa, mas indígenas, ambientalistas e comunidades tradicionais pedem mudanças no texto para garantir a divisão dos ganhos com a exploração de seu conhecimento. O relator na Comissão de Meio Ambiente, Jorge Viana, do PT do Acre, defendeu que a proposta pode tornar o Brasil líder em produção sustentável. 

(Jorge Viana) Quanto nós ganharíamos se começássemos a usar essa biodiversidade que só o nosso País tem, esse conhecimento que só nós temos, para uma nova economia, uma economia de baixo carbono? Mas uma economia que, de fato, seja sustentável, que permita que as populações tradicionais sejam felizes, com a sua cultura, com o seu jeito de ser, e permita que o Brasil, com conhecimento técnico e científico, seja competitivo e tenha um papel de protagonista, nesse tema, em todo o mundo. 

(Repórter) Também na terça, a Comissão de Assuntos Econômicos recebe o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para continuar o ciclo de debates sobre a crise econômica. Tombini deve falar sobre a expectativa de inflação de 12 meses em 7,9%, acima do teto da meta de 6,5%. No mesmo dia, a Comissão de Educação pode votar um projeto que obriga empresas que receberem recursos da Lei Rouanet a darem uma contrapartida social, como a distribuição de ingressos a preços mais baixos e apresentações gratuitas em comunidades carentes. Duas comissões vão receber ministros para apresentar suas metas para os próximos anos: a de Relações Exteriores ouve o ministro Mauro Vieira na terça e a de Desenvolvimento Regional e Turismo, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na quarta. E na quinta, a Comissão de Relações Exteriores volta a se reunir para votar duas indicações para embaixadores, que devem representar o Brasil na Jordânia e nos Estados Unidos. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso. 

LOC: E A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DEBATER NA SEGUNDA-FEIRA AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS AUTISTAS, COMO FORMA DE MARCAR O DIA MUNDIAL DO AUTISMO, COMEMORADO NO DIA DOIS DE ABRIL. 

LOC: FORAM CONVIDADOS REPRESENTANTES DO MOVIMENTO ORGULHO AUTISTA BRASIL, DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL E DO PROJETO DESABAFO AUTISTA E ASPERGER. PARTICIPAM AINDA REPRESENTANTES DA CLÍNICA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A CRIANÇAS ESPECIAIS, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
20/03/2015, 06h29 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 06h29
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00