CE comemora Dia Internacional da Síndrome de Down — Rádio Senado

CE comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

LOC: A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN SERVIU PARA A DEFESA DA APROVAÇÃO RÁPIDA PELO SENADO FEDERAL DO PROJETO DO ESTATUTO DO DEFICIENTE. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, ANUNCIOU QUE O SENADOR ROMÁRIO, DO PSB DO RIO DE JANEIRO, SERÁ O RELATOR DA PROPOSTA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Para marcar a data, uma audiência pública na Comissão de Educação reuniu representantes de Associações de Pais e Amigos de Excepcionais - as APAES , do governo federal, do comitê paraolímpico e parlamentares. O ato foi organizado pelo senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, presidente da CE. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos, aproveitou para anunciar a indicação do senador Romário como relator do projeto do Estatuto do Deficiente:  

(Paulo Paim) Casualmente presido a Comissão de Direitos Humanos e o presidente Renan destinou a essa comissão dar o parecer de mérito do estatuto e como Romário é membro da comissão e já havíamos conversado numa preliminar, no dia de hoje, eu oficialmente então, eu destinei a ele o Relatório da Pessoa com Deficiência 

(Repórter) Romário, que também é pai de uma menina com síndrome de Down, criticou as políticas públicas para estas pessoas e afirmou que o Estatuto do Deficiente deve mudar esta realidade. 

(Romário) Infelizmente nós estamos longe de uma política pública ideal para esse segmento dessas pessoas. Mas eu acredito que a partir desse estatuto, as pessoas com doenças raras, com deficiências, enfim todo esse segmento da nossa sociedade que é visto de uma forma diferente, principalmente pelos nossos governantes, vão ter a partir desse momento, uma qualidade de vida melhor. 

(Repórter) A presidente da Associação do Bancos no Distrito Federal, Maria do Carmo Oliveira, relata um projeto em parceira com as APAES para preparar os jovens para o trabalho e como lidar com dinheiro: 

(Maria do Carmo Oliveira) Nós estamos fazendo um projeto de educação financeira e inclusão de cidadania para os alunos da rede oficial de Brasília e principalmente para as APAES. Nós estamos desenvolvendo um projeto que é a inclusão do jovem no mercado de trabalho. Ou seja, preparando um currículo, preparando uma entrevista, como transacionar dinheiro e como guardar dinheiros. 

(Repórter) O projeto do estatuto do Deficiente será examinado pela CDH e sendo aprovado, seguirá para votação no Plenário do Senado.
19/03/2015, 07h15 - ATUALIZADO EM 19/03/2015, 07h15
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00