Presidente do TSE diz que eleições foram uma demonstração de cidadania — Rádio Senado

Presidente do TSE diz que eleições foram uma demonstração de cidadania

LOC: A PRESIDENTE DO TSE CONSIDERA UMA DEMONSTRAÇÃO DE DEMOCRACIA AS ELEIÇÕES DESSE DOMINGO. 

LOC: A MINISTRA CÁRMEN LÚCIA COBROU DA JUSTIÇA ELEITORAL UMA ATUAÇÃO MAIOR PARA ESCLARECER A LEI DA FICHA LIMPA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, classificou como tranquilo e sem anormalidade o pleito desse domingo. Segundo ela, o comparecimento dos eleitores foi mais uma demonstração de democracia. A presidente do TSE destacou que pouco mais de duas horas após o término da votação, 90% das urnas em todo o país já tinham sido contabilizadas. A ministra considerou um sucesso o uso da urna biométrica, que neste ano foi utilizada em todos os municípios de Sergipe e Alagoas, com 96% dos eleitores identificados pela impressão digital. Ainda de acordo com Cármen Lúcia, o número de prisões de eleitores nesse domingo, que não somou 2 mil, foi quase a metade de 2010. Apesar de não ter dados sobre quantos candidatos em todo o país foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, a presidente do TSE destacou que as novas regras de inelegibilidade, que impedem a candidatura de políticos condenados em segunda instância, empolgaram os eleitores. 

(Cármen1) Como foi a própria cidadania que conseguiu a Lei da Ficha Limpa, houve um ânimo maior na eleição, ainda que o eleitorado vá demandar um efetivo conhecimento, e talvez seja esse um papel que a Justiça Eleitoral precise verificar, efetivamente todos os menores da Lei da Ficha Limpa, o que torna alguém inelegível, como isso é apurado. 

REP: A presidente do TSE negou morosidade da Corte que ainda terá de julgar o recurso de 3 mil candidatos impugnados por vários motivos, inclusive, com base na Lei da Ficha Limpa. 

(Cármen2) Mas a Justiça de todo jeito não deixou sem resposta. Houve uma resposta do juiz e do TRE. Portanto, quando ele compareceu como indeferido com recurso pendente significa que a lei garante a ele o direito por conta e risco deixar seu nome às urnas. E disto é dado ciência ao cidadão. Quando o cidadão votou, ele também, no exercício da sua liberdade, que queremos preservar, sabia exatamente que isso poderia acontecer. 

REP: Ela explicou que os votos dos candidatos impugnados só serão anulados depois de o TSE manter a decisão dos TRÊS. A presidente do TSE afirmou que os recursos serão julgados até a diplomação, que tem prazo máximo em 19 de dezembro.
17/03/2015, 10h59 - ATUALIZADO EM 17/03/2015, 10h59
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00