Bancada feminina recebe embaixadoras que servem no Brasil — Rádio Senado

Bancada feminina recebe embaixadoras que servem no Brasil

LOC: EM CERIMÔNIA NO SALÃO NOBRE, A BANCADA FEMININA DO CONGRESSO RECEBEU NESTA TERÇA-FEIRA AS EMBAIXADORAS QUE SERVEM EM MISSÃO DIPLOMÁTICA NO BRASIL. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DESTACOU A NECESSIDADE DE MAIS AVANÇOS NA PARTICIPAÇÃO FEMININA, E REFORÇOU O COMPROMISSO DE INCLUIR AS REIVINDICAÇÕES DAS MULHERES NA AGENDA DA REFORMA POLÍTICA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A recepção às vinte e uma embaixadoras de países estrangeiros que cumprem missão em Brasília foi uma iniciativa da Procuradoria da Mulher no Senado e da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados. As embaixadoras receberam material contendo os trabalhos desenvolvidos nas duas Casas Legislativas para estimular o debate sobre questões de gênero, atuar contra todas as formas de violência e discriminação e em favor de direitos iguais entre homens e mulheres. A Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, ressaltou que a bancada feminina no Congresso está unida para encaminhar propostas em favor das causas femininas 

(VANESSA) porque apesar de todas as conquistas que obtivemos nas últimas décadas, ainda somos muito discriminadas na sociedade. Em maior ou menor grau a discriminação da mulher é realidade em todos os países do mundo. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou alguns avanços legislativos importantes alcançados nos últimos anos em defesa da mulher, como cotas femininas nas candidaturas eleitorais e as leis Maria da Penha e do Feminicídio. Ele destacou que, na discussão da reforma política em andamento no Congresso, aumentar a participação feminina deve ser uma das prioridades. 

(RENAN) Muitas reformas são cobradas de nós, mas de todas as reformas cobradas sem dúvida nenhuma, a mais importante, a primeira que deverá ser feita é a reforma política e teremos uma oportunidade de consolidar definitivamente o aperfeiçoamento...da nossa legislação com relação à participação da mulher na política. 

(REPÓRTER) Após a cerimônia, as embaixadoras foram conhecer a Exposição promovida pelo Banco Mundial intitulada “o que é preciso para te fazer sentir revoltado”. A mostra apresenta uma seleção de pinturas, desenhos, peças de design e fotografias sobre a violência contra a mulher. Ficará aberta ao público até o dia 30 de abril no Salão Branco do Congresso Nacional.
17/03/2015, 02h20 - ATUALIZADO EM 17/03/2015, 02h20
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00