Senado organiza seminário para comemorar Dia da Síndrome de Down — Rádio Senado

Senado organiza seminário para comemorar Dia da Síndrome de Down

LOC: PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, O SENADO VAI ORGANIZAR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE MARÇO, O SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE — CAMINHOS PARA A INCLUSÃO.  

LOC: E NO DIA 25 DE MARÇO, OS SENADORES DISCUTEM COM ESPECIALISTAS O TEMA "O AUTISTA E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, A CULTURA E O ESPORTE". REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O seminário “Educação, Cultura e Esporte – Caminhos para a Inclusão” está marcado para o dia 19 de março, às duas da tarde, no Auditório Petrônio Portella. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 800 partos, nasce uma criança com Down, caracterizada por um cromossomo a mais. Hoje, a expectativa de vida para as pessoas com a síndrome é de até 60 anos de idade, enquanto na década de 50 era de 15 anos. A iniciativa é do senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro. Além de dar visibilidade à causa, o objetivo do debate com especialistas e familiares é discutir os direitos e as políticas públicas que garantam acompanhamento médico e escolar para as pessoas com Down. E no dia 25 de março, a Comissão de Educação promove uma audiência pública para discutir o tema “O autista e a sua relação com a educação, a cultura e o esporte”, como explicou o senador Romário, que pediu a reunião. 

(Romário) Este é um tema que nós temos acompanhado diariamente, é um das minhas bandeiras aqui no Senado e tenho certeza que será um debate de muita importância e de grande relevância neste momento já no começo desta Comissão. 

(REPÓRTER) O debate faz parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, em 2 de abril. A data foi criada pelas Nações Unidas para promover o conhecimento e reduzir o preconceito contra 70 milhões de pessoas no mundo diagnosticadas com o transtorno. No Brasil, estima-se em mais de dois milhões de pessoas com autismo. As causas da síndrome ainda são desconhecidas.
13/03/2015, 11h39 - ATUALIZADO EM 13/03/2015, 11h39
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00