Campanha arrecada mantimentos para população afetada pela cheia — Rádio Senado

Campanha arrecada mantimentos para população afetada pela cheia

LOC: CAMPANHA ARRECADA MANTIMENTOS PARA A POPULAÇÃO DO ACRE, AFETADA PELA CHEIA. 

LOC: O RIO ACRE, EM RIO BRANCO ATINGIU A MARCA HISTÓRICA DE 18 METROS E 40 CENTÍMETROS, PREJUDICANDO 87 MIL HABITANTES. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Os moradores do Acre ainda sofrem com as consequências da pior cheia da história do estado. Desde o começo do ano, quando começaram as chuvas no estado, o Rio Acre, alcançou os 18 metros e 40 centímetros, afetando mais de 87 mil pessoas. Por conta da cheia, a população necessita de itens básicos como comida e água potável. Para ajudar a população, uma campanha foi criada para arrecadar alimentos não perecíveis, água, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e roupas para amenizar os efeitos da enchente. O senador Sergio Petecão, do PSD, explica que a população e os parlamentares estão se solidarizando com a campanha e que a expectativa são as melhores possíveis. 

(Sérgio Petecão) Hoje todo tipo de ajudar que vier ainda é pouco, diante do quadro que foi instalado no nosso estado. Então, essa campanha é de fundamental importância, porque o Senado é a caixa de ressonância do país, aí é onde as coisas acontecem. 

(Repórter) De acordo com o senador Jorge Viana, do PT, mesmo com o volume do rio tendo diminuído, a situação na capital Rio Branco ainda é precária. 

(Jorge Viana) O rio agora está a dois metros abaixo do que estava. Mas ainda estamos com rio transbordando, ou seja, a cidade ainda está alagada, ainda é uma grande cheia. Então, temos milhares de famílias nos abrigos e agora que estamos conseguindo visualizar o tamanho do prejuízo. 

(Repórter) O senador Gladson Cameli, do PP, agradeceu a solidariedade da população em aderir à campanha, mas ressalta que é preciso melhorar a infraestrutura para que esses problemas não se repitam. 

(Gladson Cameli) E então, tem que fazer é um grande projeto de infraestrutura junto com o executivo municipal, estadual e o federal, porque senão, ano que vem vai ocorrer o mesmo problema. 

(Repórter) O governo já liberou mais de 4 milhões para ações de socorro no Estado. Além de adiantar 37 milhões em benefícios previdenciários para as vitimas.
13/03/2015, 06h58 - ATUALIZADO EM 13/03/2015, 06h58
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00