CRE aprova pedido de informações antes de analisar nome de embaixador para Bolívia — Rádio Senado

CRE aprova pedido de informações antes de analisar nome de embaixador para Bolívia

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA PEDIDO DE MAIS INFORMAÇÕES AO ITAMARATY ANTES DE ANALISAR A INDICAÇÃO DE NOVO EMBAIXADOR BRASILEIRO PARA A BOLÍVIA.  

LOC: HÁ QUASE DOIS ANOS O BRASIL NÃO TEM EMBAIXADOR EM LA PAZ POR CAUSA DO IMPASSE DIPLOMÁTICO GERADO COM A FUGA PARA O BRASIL DO SENADOR OPOSICIONISTA ROGER PINTO MOLINA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Desde agosto de 2013, aguarda votação na Comissão de Relações Exteriores a mensagem presidencial com a indicação do diplomata Raymundo Magno para o cargo de embaixador do Brasil na Bolívia. O relator, Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, destacou que não estão ainda esclarecidos fatos relativos à fuga do senador oposicionista boliviano Roger Molina, de La Paz, ocorrida em 2013, depois que ele passou quinze meses na embaixada brasileira naquele país. Molina, que continua no Brasil, alega ser vítima de perseguição política. A Comissão de Relações Exteriores já havia encaminhado pedido de informações ao Itamaraty sobre as circunstâncias da fuga do senador boliviano, com a ajuda do então encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz, Eduardo Saboia. As informações prestadas pelo Itamaraty foram consideradas insatisfatórias pelo então relator, senador Jarbas Vasconcelos. Aloysio Nunes Ferreira, hoje presidente da Comissão de Relações Exteriores, passou a relatar a indicação e pede mais informações sobre o episódio ao Itamaraty, alegando que permanecem as dificuldades nas relações bilaterais. O requerimento de informações foi lido na Comissão pelo Senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. 

(FERRAÇO) Esta conduta por parte do governo da Bolívia e do presidente Evo Morales exige desta comissão, esse tipo de preocupação e exige que essas informações possam prosperar por parte do Ministério das Relações Exteriores para que nós possamos fazer uma avaliação mais detida desta complexa relação. 

(REPÓRTER) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, pediu esforços para que o Brasil possa ter logo um novo embaixador na Bolívia. 

(VIANA) Que o quanto antes possamos apreciar aqui a indicação da presidenta de um novo embaixador para a Bolívia para que volte a normalidade também a relação Brasil Bolívia. 

(REPÓRTER) Entre as informações solicitadas ao Itamaraty está toda a comunicação oficial sobre o senador boliviano trocada entre o Itamaraty e a embaixada em La Paz no período de maio de 2012 até o presente.
12/03/2015, 02h09 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 02h09
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00