CRA debate movimento nacional dos caminhoneiros — Rádio Senado

CRA debate movimento nacional dos caminhoneiros

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA O MOVIMENTO NACIONAL DOS CAMINHONEIROS. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTOU COM REPRESENTANTES DOS CAMINHONEIROS, DE EMPRESAS DE TRANSPORTE, PRODUTORES RURAIS, AUDITORES DO TRABALHO, COOPERATIVAS E DO GOVERNO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Jacqueline Carrijo, Auditora Fiscal do Trabalho, e Gilson Pilicioni, representante de caminhoneiros de Mato Grosso e vereador de Lucas de Rio Verde, chamaram a atenção para as péssimas condições de trabalho e a baixa remuneração da categoria. Cláudio Cavol, do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul, lembrou que apesar de o campo ter aumentado bastante a produção, as estradas não acompanharam esse ritmo. Cláudio ainda pediu desculpas em nome de Gelson Pavoni, diretor do seu sindicato, que não pôde estar presente na audiência pública por causa de um roubo em Paulínia.

(CLÁUDIO) O Gelson pede desculpa de faltar a este importante encontro mas ontem a noit e ele teve dois caminhões roubados na região de Paulínia, reforçando o que a doutora Jacqueline falou, roubados, caminhões carregados de combustíveis, e não teve condições, cabeça de estar presente aqui hoje conosco. Isso demonstra o que a dra. Jacqueline falou, a total falta de segurança que temos nas estradas. Taí uma prova concreta. 

(REPÓRTER) Anaximandro Almeida, da Confederação da Agricultura e Pecuária, e Márcio Lopes de Freitas, da Organização das Cooperativas Brasileiras disseram que as entidades consideraram legítimo o movimento dos caminhoneiros. Mas alertaram para os prejuízos que o setor agropecuário brasileiro tem com o bloqueio das estradas. Márcio afirmou que algo precisa ser feito para não desestimular os responsáveis pelo transporte rodoviário no País. 

(MÁRCIO) O governo precisa dar um sinal muito claro para esse setor tão importante. o Brasil circula nos pneus dos caminhões. e o precisamos reconhecer isso, o governo tem que reconhecer isso. Se tem dificuldade de mexer no preço do diesel nessa conjuntura toda da Petrobras, tudo bem. Mas dá para mexer na carga tributária. 

(REPÓRTER) Laudemir André Muller, da Secretaria-Geral da Presidência da República, informou que não tem como mexer na questão dos impostos no momento. Mas destacou que o governo, empresários e caminhoneiros estão discutindo outros pontos de interesse da categoria, como a regulamentação do Estatuto do Caminhoneiro, tabela referencial de frete e dispositivos regulatórios. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária decidiu dar um voto de confiança para esse grupo tripartite, previsto para concluir os trabalhos no dia 26. Caso o resultado não seja satisfatório, entretanto, os senadores poderão partir para uma estratégia mais agressiva, como de obstrução de votações do interesse do Poder Executivo, como anunciou a presidente da CRA, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho. 

(ANA AMÉLIA) Encerrado o prazo de 26, não havendo o atendimento satisfatório da demanda e da agenda aí trataremos, de uma outra estratégia de enfrentamento, se for o caso, necessidades dentro do legislativo, que são nossas armas no bom sentido e de outras formas que temos, regimentais e políticas. 

(REPÓRTER) Os senadores Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, e Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, foram escolhidos para representar a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária nas negociações com o Governo Federal.
12/03/2015, 01h43 - ATUALIZADO EM 12/03/2015, 01h43
Duração de áudio: 03:14
Ao vivo
00:0000:00