Frente parlamentar em apoio a universidades é lançada no Congresso — Rádio Senado

Frente parlamentar em apoio a universidades é lançada no Congresso

LOC: FRENTE PARLAMENTAR EM APOIO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS É LANÇADA NO CONGRESSO. 

LOC: UM DOS OBJETIVOS DA FRENTE É GARANTIR A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO 2015 PARA O SETOR. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: O Congresso lançou a Frente Parlamentar em Apoio as Universidades Federais, com a deputada federal Margarida Salomão, do PT de Minas Gerais, como coordenadora da frente na Câmara dos Deputados, e a senadora Fátima Bezerra do PT do Rio Grande do Norte, no Senado. A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de cerca de cento e cinquenta deputados e senadores. Com o orçamento de 2015 ainda não aprovado, o governo cortou cerca de sete bilhões de reais nas verbas da educação. E para Fátima Bezerra os parlamentares querem garantir que, uma vez aprovado o Orçamento da União para 2015, não haja corte de verbas para o setor. 

(Fátima) Estaremos vigilantes para que não haja contingenciamento no que diz respeito a questão da área da educação. Exatamente para que as diretrizes e metas do campo da educação e do campo, inclusive, do ensino superior possam ser preservadas. 

(Repórter) De acordo com Fátima Bezerra, a iniciativa tem o objetivo de debater e construir projetos para aperfeiçoar as Universidades Federais tendo como metas o novo Plano Nacional de Educação. 

(Fátima) Consolidar os investimentos em curso e cobrarmos do governo as garantias e as condições necessárias para que seja implementado um novo ciclo de expansão e fortalecimento da educação brasileira. Tendo como ancora as metas do novo Plano Nacional de Educação. Nos próximos dez anos agente sair dos atuais 14% para mais de 33% do acesso ao ensino superior no Brasil. 

(Repórter) A senadora ressaltou também que a Frente Parlamentar será uma interlocução permanente entre as Universidades e o Parlamento.
11/03/2015, 07h40 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 07h40
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00