Telmário Mota defende reforma política ampla — Rádio Senado

Telmário Mota defende reforma política ampla

LOC: O BRASIL ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA E PRECISA DE UMA REFORMA POLÍTICA AMPLA. A OPINIÃO É DO SENADOR TELMÁRIO MOTA, DO PDT DE RORAIMA. 

LOC: ELE JÁ APRESENTOU DOIS PROJETOS PARA REDUZIR O NÚMERO DE SUPLENTES DE SENADOR E PARA PROIBIR A REELEIÇÃO NO PÁIS. E PROMETE APRESENTAR OUTROS NAS PRÓXIMAS SEMANAS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Um dos projetos do senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, reduz o número de suplentes de senador de dois para um. Além disso, também proíbe que o suplente seja cônjuge ou parente do titular. O outro projeto já apresentado proíbe a reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos. 

(Telmário) O poder executivo já provou. Ninguém, ainda não vi um governo de um estado no Brasil em um segundo mandato, ser igual ao primeiro. 

(REP) O segundo mandato é sempre desastroso. O senador reconhece que essas mudanças não são suficientes e pretende também fazer outras propostas, como o fim do financiamento privado das campanhas. Na visão dele, seria uma forma de inibir as coligações e os chamados partidos de aluguel. 

(Telmário) Muitos desses partidos são partidos de alugueis. Eles estão ali nas mãos de laranjas. O cara tem o seu partido matriz e tem os partidos periféricos.  

(REP) Telmário defendeu também a unificação do calendário eleitoral, explicando que da maneira atual está saindo caro para o país. Segundo ele, a corrupção está parando o Brasil e é justamente neste momento de crise que as mudanças podem e devem ser feitas.
09/03/2015, 12h53 - ATUALIZADO EM 09/03/2015, 12h53
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00