Renan cobra dos líderes entendimento para comando das comissões — Rádio Senado

Renan cobra dos líderes entendimento para comando das comissões

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO COBROU DOS LÍDERES ENTENDIMENTO PARA O COMANDO DAS COMISSÕES.  

LOC: MAS AINDA NÃO HÁ ACORDO EM RELAÇÃO À ESCOLHA DE ALGUNS COLEGIADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera um entendimento nas próximas horas em relação à escolha das comissões pelos partidos. Diante da falta de acordo, ele defende que seja respeitado o critério da proporcionalidade partidária. (Renan) Entendimento ainda não. Mas há uma referência com relação à proporcionalidade. Se ela puder ser seguida, melhor. Vamos tentar segui-la. 

REPÓRTER: Entre as dificuldades para um acordo está a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização e Controle. Pelo tamanho das bancadas, cabe ao PSDB a escolha. Mas o PT, por questão política-estratégica, não quer que os tucanos comandem o colegiado, como afirma o líder do partido, senador Humberto Costa, de Pernambuco. 

(H. Costa) Existem algumas comissões que achamos se eventualmente vierem a ser dirigidas pela oposição dificilmente terão possibilidade de funcionarem adequadamente. Acho que a oposição poderia imaginar de fazer determinadas opções mais realistas. REP: Mas o vice-líder do PSDB, senador Tasso Jereissati, do Ceará, avisou que o partido não abrirá mão da escolha por pressão do PT. 

(Tasso) Essa decisão será tomada pelo senador Aloysio sem nenhum tipo de interferência descabida do PT que está profundamente assustado com qualquer presidência que leve a fazer investigações ou fiscalização mais veemente em relação a ações do governo. 

REPÓRTER: O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, disse que as negociações estão avançadas. Ele quer evitar uma disputa, a exemplo do que ocorreu para a eleição da Mesa do Senado, e defende a escolha pelo tamanho dos partidos.  

(Eunício) Estou defendendo que se faça aqui a proporcionalidade dos partidos como manda o Regimento. No primeiro momento, houve quebra neste sentido. Mas minha luta é para que possamos recuperar essa proporcionalidade, Faltam poucos entendimentos. 

REPÓRTER: Tão logo haja entendimento, a eleição para as presidências das 12 comissões permanentes será realizada no dia seguinte.
24/02/2015, 02h31 - ATUALIZADO EM 24/02/2015, 02h31
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00