Senadores declaram apoio ao fim do fator previdenciário — Rádio Senado

Senadores declaram apoio ao fim do fator previdenciário

LOC: SENADORES SE MANIFESTAM EM APOIO AO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: O GOVERNO DEFENDE MUDANÇA NA FORMA DO CÁLCULO DO BENEFÍCIO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, afirmou que é favorável à substituição do fator previdenciário pela fórmula 85/95. Ela soma a idade do contribuinte com o tempo de serviço: 85 anos para as mulheres e 95 para os homens. O objetivo é retardar as aposentadorias no Brasil. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, é autor de uma emenda neste sentido e acredita ser possível encontrar consenso para aprovar a proposta. 

(Paulo Paim) “Acredito, mas assim piamente, que podemos chegar a um entendimento entre Congresso, movimento social e Executivo, sem radicalismo, apostando nessa construção de uma nova fórmula que seria a fórmula 85/95. Que todos entendam: que vai permitir que a mulher se aposente com salário integral com 55 anos de idade e 30 de contribuição. O homem, 60 de idade e 35 de contribuição.” 

(Repórter) O fator previdenciário foi criado em 1999, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. Mas, o próprio PSDB é favorável a sua extinção. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que o fator foi importante naquele momento, mas não deve ser prolongado. 

(Alvaro Dias) “O PSDB já vem trabalhando há algum tempo para acabar com o fator previdenciário. E eu vejo com bons olhos essa sinalização de que o Governo agora pode acabar com ele. É hora de fazer justiça aos aposentados. O fator previdenciário foi adotado em determinado momento e não deve ser perene, definitivo.” 

(Repórter) Segundo o ministro da Previdência, a prioridade do Governo no momento é a aprovação das medidas provisórias 664 e 665, enviadas ao Congresso em dezembro. Elas modificam as regras da concessão dos seguros-desemprego e defeso, da pensão por morte, do auxílio-doença e do abono salarial. Após a discussão dessas matérias, o Governo irá iniciar o diálogo com parlamentares e centrais sindicais para que o fim do fator previdenciário seja aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta já passou pelo Senado, em 2008.
23/02/2015, 07h36 - ATUALIZADO EM 23/02/2015, 07h36
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00