Senado pode regulamentar peso máximo das mochilas dos estudantes — Rádio Senado

Senado pode regulamentar peso máximo das mochilas dos estudantes

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO PODE ANALISAR NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO DE LEI DA CÂMARA QUE REGULAMENTA O PESO DAS MOCHILAS LEVADAS PELOS ALUNOS. 

LOC: A PROPOSTA JÁ FOI APROVADA PELAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI. 

(Repórter) O projeto de lei diz que as mochilas dos alunos não poderão pesar mais do que 15 por cento do peso corporal do estudante. A proposta determina também que as escolas públicas e privadas devem instalar armários para que os alunos não precisem levar para casa todo o material escolar, como explica a relatora da matéria, senadora Ângela Portela, do PT de Roraima: 

(Angela Portela) “nós acreditamos que é uma maneira de estarmos possibilitando que as crianças possam levar seu material deixar na escola e durante o processo de ensino e aprendizagem ela possa usar esse material que já está na escola nos armários” 

(Repórter) O dinheiro para a instalação dos armários terá que constar no orçamento de estados e municípios. O projeto diz ainda que o poder público será obrigado a promover campanhas educativas sobre o risco de levar mochilas muito pesadas. A senadora Ângela Portela explica as consequências para a saúde do excesso de peso: 

(Angela Portela) Isso afeta a sua estrutura física, dores lombares, dores musculares, e até, nos casos mais extremos, desvios de coluna. 

(Repórter) Estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia indica que de 60 a 70% dos adultos que têm problemas na coluna carregaram mochilas escolares muito pesadas durante a infância ou adolescência. A proposta original foi apresentada pelo deputado Sandes Júnior, do PP de Goiás.
23/02/2015, 05h29 - ATUALIZADO EM 23/02/2015, 05h29
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00