Senadores pedem conclusão das obras de transposição — Rádio Senado

Senadores pedem conclusão das obras de transposição

LOC: O SENADOR RAIMUNDO LIRA, DO PMDB DA PARAÍBA, DEFENDE A RECRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DO SENADO PARA ACOMPANHAR A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO. 

LOC: AS OBRAS COMEÇARAM EM 2007 E DEVERIAM ESTAR PRONTAS EM 2012. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: O senador Raimundo Lira, do PMDB da Paraíba, destacou a importância do rio São Francisco para a região Nordeste do país. Ele defendeu em plenário a recriação de uma comissão externa do Senado para acompanhar as obras de transposição e revitalização do rio. 

(LIRA) A transposição do rio São Francisco é o maior programa de segurança hídrica da região do Nordeste. A vida do nordestino nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do rio São Francisco estiverem escoando pelos canais construídos. Taí o justificado entusiasmo de todos os que lutam para que essa obra monumental seja concluída. 

(REPÓRTER) No mesmo sentido, o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, quer prioridade na recuperação do rio e seus afluentes, que estão secando. Ele lembrou que além da falta de chuvas, o rio São Francisco tem sofrido com o depósito de esgotos não tratados, o desmatamento de suas margens e o assoreamento. Otto Alencar citou o caso dos rios afluentes Paramirim, Verde, Jacaré e Santo Onofre, que eram permanentes e se tornaram caminhos de areia. 

(OTTO) E não se fala na recuperação e revitalização das nascentes. A primeira vez que a nascente do rio São Francisco secou, na serra da Canastra foi agora no ano de 2014. É de uma gravidade tão grande do governo não voltar as vistas pra questão das nascentes e da recuperação dos afluentes, que se não fizer isso de nada valerá a transposição do rio São Francisco. Só na Bahia, na margem direita, nós temos quatro rios que hoje só existem na lembrança. São caminhos de areia. 

(REPÓRTER) As obras de transposição do rio São Francisco começaram em 2007 e deveriam estar prontas em 2012. O valor inicial, que seria de 4 bilhões e meio de reais, subiu para 8 bilhões e 200 milhões de reais. Sua conclusão é prevista para 2015 pelo Ministério da Integração Nacional.
13/02/2015, 11h30 - ATUALIZADO EM 13/02/2015, 11h30
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00