Sustentabilidade pode ser incorporada em definitivo ao Minha Casa Minha Vida — Rádio Senado

Sustentabilidade pode ser incorporada em definitivo ao Minha Casa Minha Vida

LOC: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PODEM SER INCORPORADAS EM DEFINITIVO ÀS CONSTRUÇÕES DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. 

LOC: CALHAS E RESERVATÓRIOS PARA GUARDAR A ÁGUA DAS CHUVAS, E CAPTAÇÃO DA ENERGIA SOLAR ESTÃO ENTRE AS MEDIDAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Com o aumento da necessidade de se utilizar cada gota de água e não desperdiçar a energia solar, as casas do Programa Minha Casa Minha Vida já poderão vir com sistemas de energia solar e de armazenamento das águas das chuvas. A energia solar passou a ser incorporada recentemente às novas casas e a captura das águas das chuvas está prevista em projeto do senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, que está em análise na Comissão de Meio Ambiente. A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, defende as melhorias, mas destaca a necessidade de se avaliar a viabilidade: 

(Gleisi Hoffmann) Eu acho uma boa proposta, obviamente ela tem ser estudada junto com a viabilidade das casas. Por exemplo, hoje as casas que estão saindo do Minha Casa Minha Vida estão sendo construídas todas já têm sistema de captação de energia solar. Então, obviamente pra aquecimento de água seria também importante. 

(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, ressalta que os beneficiados do Programa Minha Casa minha Vida são de baixa renda e os sistemas de captura das águas das chuvas e de energia solar ainda têm efeito econômico na vida destas famílias, por poupar gastos com água e eletricidade. 

(João Capiberibe) Nós poderíamos tornar inclusive muito mais econômico para os moradores, que são sempre moradores de baixa renda, esses programas de construção de casas populares voltadas pra assalariados pra baixa renda, variando entre 1 salário e 3 salários e acima de 3 salários, um sistema como esse de captação de águas pluviais e também um sistema de captação de energia solar tornariam estes conjuntos mais sustentáveis do ponto de vista econômico e ambiental.  

(Repórter) A captura das águas das chuvas e a utilização da energia solar são importantes ações para diminuir a dependência das águas das represas e hidroelétricas que estão com seus níveis em estado crítico.
09/02/2015, 07h27 - ATUALIZADO EM 09/02/2015, 07h27
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00