Definição do comando das comissões seguirá tamanho das bancadas, diz Renan — Rádio Senado

Definição do comando das comissões seguirá tamanho das bancadas, diz Renan

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE DEFINIÇÃO DO COMANDO DAS COMISSÕES PERMANENTES OBEDECERÁ AO TAMANHO DAS BANCADAS.  

LOC: A OPOSIÇÃO AMEAÇA RECORRER À JUSTIÇA SE FICAREM DE FORA DA PRESIDÊNCIA DOS COLEGIADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Concluída a eleição para a Mesa do Senado, as lideranças partidárias vão definir as indicações para a presidência e vice-presidência das doze comissões permanentes. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, afirmou que as nomeações deverão ser feitas de acordo com o tamanho das bancadas ou dos blocos. 

(Renan) As lideranças partidárias indicam na forma do cálculo que a Mesa Diretora fornecerá os membros dos partidos nas Comissões Técnicas. O mais idoso convoca a reunião da Comissão Técnica para eleger a direção da Comissão. 

REPÓRTER: Segundo o líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, a oposição não descarta recorrer à justiça caso o critério de proporcionalidade partidária não seja respeitado. Ele afirmou que, mesmo tendo direito pelo tamanho das bancadas, PSDB e PSB ficaram de fora da Mesa Diretora. Ronaldo Caiado espera que o presidente do Senado considere o Regimento na definição do comando das Comissões. 

(Caiado) Quando ele quebra a proporcionalidade, isso não é norma do Regimento Interno. Isso aí, sem dúvida alguma, caberá a nós, à nossa assessoria jurídica interpelar judicialmente esta violência. 

REPÓRTER: O segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, defende o entendimento entre os partidos para a escolha do comando das comissões. 

(Jucá) Vai depender do andamento da discussão política. O clima hoje ficou um clima quente. Não é o melhor clima para conduzirmos os trabalhos na Casa. Vamos aguardar que baixe a poeira e que possamos nos acalmar. 

REPÓRTER: Pelo menos, por enquanto, três blocos partidários estão inscritos no Senado. A Oposição formada pelo PSDB e Democratas conta com 16 senadores, a Democracia Participativa composta pelo PSB, PP e PPS tem 12, e União e Força, constituída pelo PTB, PR, PSC e PRB tem 9.
05/02/2015, 00h24 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 00h24
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00