Bebidas podem conter alerta sobre risco do alto consumo de açúcar — Rádio Senado

Bebidas podem conter alerta sobre risco do alto consumo de açúcar

LOC: EMBALAGENS DE BEBIDAS PRONTAS PODEM CONTER INFORMAÇÕES SOBRE O RISCO DO CONSUMO EXCESSIVO DE AÇÚCAR. 

LOC: A PROPOSTA APRESENTADA PELO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DE MATO GROSSO, MODIFICA A LEI QUE REGULA A PADRONIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, INSPEÇÃO, PRODUÇÃO, FISCALIZAÇÃO E REGISTRO DE BEBIDAS NO PAÍS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A proposta prevê que as embalagens de bebidas prontas, como refrigerante, suco e chá, deverão informar sobre os malefícios que o consumo do açúcar pode causar. Atualmente, as embalagens informam o teor calórico, sem alertar para os efeitos que o consumo excessivo de açúcar, contido nas bebidas, podem causar. Pelo projeto, o Ministério da Saúde fica responsável por elaborar as mensagens de advertências que seriam impressas nos rótulos, acompanhadas de imagens que ilustrem o sentido da mensagem, tal como já ocorrem nas embalagens de cigarro. A Organização Mundial da Saúde recomenda que uma pessoa deve consumir apenas cinco por cento de açúcar por dia, que corresponde a cerca de seis colheres de chá. Uma lata de refrigerante contem cerca de dez colheres de chá de açúcar, o dobro do recomendável. Para o autor da proposta, senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, a ideia é fazer um alerta à população contra os malefícios do açúcar. 

(José Medeiros) Esse projeto é uma questão de saúde pública. O alto percentual de obesidade, o alto percentual de doenças oriundas do alto consumo de açúcar. Não se quer aqui regular o que as pessoas deve ou não beber, o lance é deixar claro que aquilo faz mal a saúde. Porque isso tudo vai desaguar no SUS. Isso tudo vai desaguar no sistema de saúde, onde toda população vai custear esses valores. 

(Repórter) Na justificativa da proposta, o senador lembra que o excesso de açúcar leva à obesidade, que contribui para doenças como diabetes, pressão alta, inchaço no coração e asma. O projeto aguarda exame na Comissão de Assuntos Sociais.
05/02/2015, 06h28 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 06h28
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00