Segurança pública deve ser destaque nas discussões do Congresso em 2015 — Rádio Senado

Segurança pública deve ser destaque nas discussões do Congresso em 2015

LOC: A SEGURANÇA PÚBLICA DEVE SER DESTAQUE NAS DISCUSSÕES DO CONGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. 

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF CONFIRMOU A INTENÇÃO DE ENVIAR AO PARLAMENTO UMA PEC PARA PERMITIR À UNIÃO ATUAR JUNTO COM OS ESTADOS NA ÁREA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Já no discurso de posse de seu segundo mandato, no dia 1º de janeiro, Dilma Rousseff anunciou que iria enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição que torna a segurança pública atividade comum de todos os entes federativos – governo federal, estados e municípios. 

(Dilma Rousseff) Assumo o compromisso de redobrar nossos esforços para mudar o quadro da segurança pública em nosso País. Vou, sobretudo, propor ao Congresso Nacional alterar a Constituição Federal para tratar a segurança pública como atividade comum de todos os entes federados. 

(Repórter) A mensagem enviada ao Legislativo na abertura dos trabalhos, lida pelo primeiro-secretário do Congresso, deputado Beto Mansur, detalhou como as forças de segurança de cada esfera – policias Federal e Rodoviária Federal, Militar, Civil e guardas municipais – vão funcionar em conjunto. 

(Beto Mansur) Vamos integrar todas as forças e agir de forma articulada, de modo a vencer o crime organizado e reduzir a criminalidade e os níveis de violência. Precisamos ter uma segurança pública eficiente, que enfrente os desafios da criminalidade urbana dentro de um estrito marco de respeito aos direitos humanos. 

(Repórter) O objetivo da PEC é que a União não apenas repasse verbas para os estados e cada governo conduza a segurança pública de forma isolada; mas que o governo federal possa elaborar diretrizes comuns, centradas no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, concordou com a necessidade de dar prioridade à proposta. 

(Renan Calheiros) É imprescindível discutir novas formas de cooperação entre a União e os demais entes federativos, sobretudo na segurança pública, que tem dizimado a nossa juventude. 

(Repórter) Uma PEC com objetivo semelhante, do senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, está pronta para ser votada pelo plenário do Senado. Como a proposta do Executivo vai começar a ser analisada pela Câmara, a discussão ao mesmo tempo nas duas Casas pode acelerar a mudança na Constituição.
03/02/2015, 06h22 - ATUALIZADO EM 03/02/2015, 06h22
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00