Senado empossa 27 novos senadores — Rádio Senado

Senado empossa 27 novos senadores

LOC: VINTE E SETE SENADORES TOMARAM POSSE NESTE DOMINGO, NUMA CERIMÔNIA QUE DUROU MENOS DE 15 MINUTOS. 

LOC: CORRUPÇÃO, PROBLEMAS NA ECONOMIA E A CRISE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÃO ENTRE AS PREOCUPAÇÕES DOS NOVOS SENADORES. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Dos senadores eleitos em outubro do ano passado, 19 são estreantes no Senado. Está nessa lista a ex-deputada federal Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo. Ela disse que um dos desafios do Senado para este ano vai ser propor soluções para a falta de água em vários estados do país. 

(ROSE) Há muito tempo que não podíamos falar em crise de qualquer natureza e temos uma crise de abastecimento de água que é injustificável aos olhos de planejamento e de administração. Então, eu assumo o Senado com a responsabilidade de lutar pelo meu estado e pelo país. 

(REPÓRTER) Três dos que tomaram posse já haviam sido senadores em outras legislaturas. Um deles é Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará. Para ele, os partidos de oposição devem se concentrar em duas metas: 

(TASSO) Primeiro uma luta, usando todas as forças que nós temos, para acabar com a corrupção em nosso país e com esse estado de coisas que existe aí e restabelecer a ética com princípio e a dignidade dos governos e do Senado Federal. E acompanhar com muita responsabilidade a questão da economia, que é uma situação muito grave. 

(REPÓRTER) Também retornam ao Senado José Serra, do PSDB de São Paulo, e José Maranhão, do PMDB da Paraíba. E foi José Maranhão, de 81 anos, na condição de mais idoso entre os 27 novos senadores, quem prestou o compromisso constitucional. 

(MARANHÃO) Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Assim o prometo. 

(REPÓRTER) Depois de chamar cada um dos novos senadores, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, deu continuidade à cerimônia: 

(RENAN) Declaro investidos no mandato de senador da República as senadoras e os senadores eleitos em 5 de outubro de 2014, que acabaram de prestar o compromisso constitucional. 

(REPÓRTER) Entre os 27 senadores que tomaram posse neste domingo, cinco foram reeleitos: Fernando Collor, do PTB de Alagoas; Alvaro Dias, do PSDB do Paraná; Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia; Maria do Carmo, do Democratas de Sergipe; e Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins.
01/02/2015, 06h43 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 06h43
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00