Senadores eleitos vão tomar posse em 1º de fevereiro — Rádio Senado

Senadores eleitos vão tomar posse em 1º de fevereiro

LOC: OS SENADORES ELEITOS EM 2014 VÃO TOMAR POSSE EM PRIMEIRO DE FEVEREIRO, UM DOMINGO. NO MESMO DIA ACONTECE A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DO SENADO PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS. 

LOC: A ESCOLHA DOS DOIS VICE-PRESIDENTES, QUATRO SECRETÁRIOS E SUPLENTES, QUE, JUNTOS, FORAM A MESA DO SENADO, TAMBÉM DEVE SER NO DOMINGO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os senadores que foram eleitos em outubro de 2014 tomam posse do cargo no próximo dia primeiro de fevereiro. Depois da posse, os senadores da nova legislatura elegem o presidente do senado. Caso exista só um candidato, o voto será feito por meio do painel eletrônico. Caso exista mais de um candidato, a votação acontecerá com cédulas de papel. A escolha dos demais integrantes da Mesa não precisa ser feita no mesmo dia, mas o secretário geral da mesa e diretor geral do senado, Luiz Fernando Bandeira, acredita que os senadores vão definir todos os nomes no dia primeiro. 

(Luiz Fernando Bandeira) O regimento nos obriga a fazer a eleição do presidente no dia primeiro de fevereiro, a eleição da mesa pode ser feita posteriormente, mas acho que há espaço para entendimento e é possível que tenhamos uma chapa única distribuída de forma proporcional entre os partidos. Certamente nas próximas semanas no entanto é que deve se resolver a eleição nas comissões.

(Repórter) O mandato do presidente e da mesa, responsável por dirigir os trabalhos administrativos e legislativos do senado, é de dois anos. Serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. Nas semanas seguintes, a expectativa fica com a escolha dos presidentes das comissões temáticas do senado. O senado conta com 12 comissões temáticas permanentes e 6 comissões temáticas mistas, em que senadores e deputados trabalham em conjunto.
23/01/2015, 00h54 - ATUALIZADO EM 23/01/2015, 00h54
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00