Senado Federal vai criar índice de transparência aberto ao cidadão — Rádio Senado

Senado Federal vai criar índice de transparência aberto ao cidadão

LOC: O SENADO FEDERAL VAI CRIAR EM 2015 UM INDICE DE TRANSPARÊNCIA ABERTO AO CIDADÃO. 

LOC: A IDÉIA É FACILITAR A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA CASA PELA SOCIEDADE. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Um índice de transparência vai permitir que o cidadão fiscalize as diversas atividades do Senado. A proposta inovadora deve ser implantada ainda este ano. Os detalhes da iniciativa vão ser discutidos pelo Conselho de Transparência do Senado até o final de janeiro. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas de 2014, o Senado Federal foi a instituição mais transparente do Brasil entre 138 orgãos públicos pesquisados. O levantamento levou em conta as respostas às demandas originadas com base na lei de Acesso à informação. O presidente da Casa, senador Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, informou que o Senado também foi a instituição mais ágil, respondendo às demandas na metade do prazo de 30 dias previsto na lei. 


(Renan Calheiros) O Senado Federal definitivamente se tornou a instituição pública número um do Brasil em transparência. Nós constatamos pela pesquisa que o Senado afinal chegou aonde todos nós queríamos, que é a instituição pública mais transparente do Brasil.

(Repórter) Uma outra iniciativa implantada em 2014 foi a troca dos painéis de votação do plenário da casa. A nova tecnologia garante a segurança do voto e permite mais rapidez na divulgação dos resultados, como explicou o diretor geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira. 

(Bandeira) O que temos de inovação interessante é que...o novo sistema vai exportar diretamente uma tabela com resultado da votação, o que permitirá a publicação online, em tempo real no site do senado, com isso cumprindo nossa meta de 100 por cento de transparência. 

(Repórter) Além de atender às solicitações fundamentadas na Lei de Acesso à Informação, o Senado Federal investiu em várias maneiras de facilitar a difusão de informações. Entre as iniciativas estam o acesso à TV Senado pelo youtube, de forma gratuita, o fortalecimento da Ouvidoria do Senado e o crescimento das mídias sociais. O Portal da Transparência do Senado pode ser consultado por qualquer cidadão pelo endereço eletrônico www.senado.leg.br/transparencia.
21/01/2015, 00h40 - ATUALIZADO EM 21/01/2015, 00h40
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00