Anvisa autoriza uso medicinal do canabidiol — Rádio Senado

Anvisa autoriza uso medicinal do canabidiol

LOC: A AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA, A ANVISA, AUTORIZOU NESTA QUARTA-FEIRA O USO MEDICINAL DO CANABIDIOL, UMA DAS MAIS DE 40 SUBSTÃNCIAS CONHECIDAS DA MACONHA. 

LOC: O CANABIDIOL JÁ É RECEITADO EM VÁRIOS PAÍSES PARA COMBATER CRISES DE CONVULSÕES CAUSADAS POR DIVERSAS DOENÇAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI: 

TEC: Após seis meses de debates no Senado Federal sobre a regularização do uso da Cannabis – a maconha – a ANVISA decidiu aprovar o uso do Canabidiol para diversos casos de doenças. As Comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos promoveram várias discussões sobre o tema e cobraram da ANVISA a sua liberação para uso medicinal em 2014. O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que foi relator da proposta de alteração da Lei de Drogas, elogiou o avanço da decisão da ANVISA e cobra agora a autorização para pesquisas medicinais no Brasilcom a Cannabis: 

(VALADARES 0:14): Olha, eu acho que o Brasil tem de adotar essa posição, de avançar nessas pesquisas, mesmo porque mais de 20 estados dos Estados Unidos já utilizam a Cannabis para uso medicinal, então não é nenhuma novidade. 

(Repórter): O Canabidiol – o CBD - é uma das mais de 40 substâncias que já foram identificadas na Cannabis, desde que o médico búlgaro Raphael Mechoulam começou a pesquisar a planta nos anos 1960. Extratos de Cannabis, com alta concentração de Canabidiol têm sido usados com resultados muito positivos para deter crises de convulsões de Epilepsia e da Doença de Drivet. Durante uma das audiências da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o neurocientista Renato Malcher, da UnB, citou várias das substâncias presentes somente na Cannabis e seus comprovados efeitos medicinais: 

(MALCHER): Do Delta-8-THC, do Canibigerol, do Canabidiol, do Canabinol e da Canabivarina. Têm efeito ansiolítico, efeito imunossupressor, suprime inflamações, efeito anti-inflamatório; efeito bactericida, fungicida, antiviral; ele impede a proliferação de tumores de câncer, vasodilatador. É neuroprotetor, protege neurônios contra hiper-ativação e é antioxidante; estimula o apetite, inibe a náusea, é analgésico, é levemente sedativo, diminui a pressão intraocular.  

(Repórter): O senador Cristovam Buarque defende a criação de uma comissão temporária que discuta por mais tempo a questão da Cannabis, envolvendo seus usos medicinais, industriais e recreativos.
14/01/2015, 06h49 - ATUALIZADO EM 14/01/2015, 06h49
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00