Senadores comentam criação do Dia da Conquista do Voto Feminino — Rádio Senado

Senadores comentam criação do Dia da Conquista do Voto Feminino

LOC: PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONA LEI QUE CRIA O DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL. 

LOC: A DATA SERÁ COMEMORADA EM 24 DE FEVEREIRO. FOI NESSE DIA QUE, EM 1932, A MULHER OBTEVE DIREITO AO VOTO NAS ELEIÇÕES NACIONAIS. 

TÉC:  O direito de votar só foi garantido às mulheres brasileiras após muitas reivindicações e discussões. Essa conquista só chegou em 24 de fevereiro de 1932, quando o Código Eleitoral Provisório permitiu que as mulheres votassem nas eleições nacionais. E para lembrar esse fato histórico, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a criação do Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. A data será comemorada anualmente em 24 de fevereiro. O projeto que deu origem à lei foi de iniciativa da deputada federal Sueli Vidigal, do PDT do Espírito Santo. Para o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que foi relator do projeto na Comissão de Educação, a data lembra um marco para a democracia brasileira. Ele considera, no entanto, que a participação feminina na política ainda está longe do ideal.

(Randolfe Rodrigues) É uma data que lembra um símbolo. Isso será algo representativo para trazer a reflexão sobre uma das mais importantes conquistas que a mulher brasileira teve na sua afirmação política. Que ainda está muito longe de ser concretizada, afirmada como ideal. 

(Repórter): Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, a iniciativa é importante para que as mulheres tenham mais voz na política brasileira. 

(Ana Rita) É uma iniciativa importante porque vem fortalecer a lutar da mulher brasileira para alcançar mais espaço de poder. É uma iniciativa que se soma a outras iniciativas já em andamento, promovidas, inclusive, pelo movimento de mulheres, como por exemplo os vinte e cinco dias de ativismo, o oito de março. São datas importante que também se debater a participação da mulher na política. 

(Repórter) Em 1932, o Código Eleitoral Provisório permitia apenas que mulheres casadas, com autorização do marido, viúvas, e solteiras com renda própria pudessem votar. Apenas em 1946, o voto feminino sem restrições passou a ser obrigatório no país.
09/01/2015, 05h01 - ATUALIZADO EM 09/01/2015, 05h01
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00