Senadores defendem criação de escolas voltadas para ensino especial — Rádio Senado

Senadores defendem criação de escolas voltadas para ensino especial

LOC: A LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS ESPECIAIS NO BRASIL DEVERÁ SER UMA DAS PRIORIDADES DOS SENADORES EM 2015.  

LOC: ATUALMENTE, APENAS O DISTRITO FEDERAL E O PARANÁ POSSUEM ESCOLAS VOLTADAS EXCLUSIVAMENTE À EDUCAÇÃO ESPECIAL. OS DETALHES COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.  

TÉC: Os senadores gaúchos Paulo Paim, do PT, e Ana Amélia, do PP, defendem a criação de escolas voltadas à educação especial, aquelas que atendem alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento ou com altas habilidades. Embora o MEC defenda a inclusão dos chamados alunos especiais nas escolas regulares, há casos nos quais a capacidade de aprendizado é prejudicada e torna-se necessária a existência de escolas integralmente voltadas para eles. Paulo Paim, que defende o princípio da inclusão do ensino, destaca que em algumas situações é necessário um atendimento mais individualizado, só possível com instituições voltadas para a educação especial. 

(PAIM) Claro que nós queremos que as escolas todas tenham que aceitar as pessoas com deficiências, mas há alguns casos comprovadamente em que não há condição que ele possa acompanhar os outros alunos. Alguns casos teriam de ter o tratamento específico e adequado devido à gravidade da deficiência que esta criança ou adulto estava acometida. 

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia explica que a regra é que o aluno com alguma deficiência possa ser incluído nas escolas normais. Entretanto, há casos graves como cegueira ou surdez, que necessitam de ensino especial: 

(ANA AMÉLIA) Então, se você colocar esta criança nestas condições numa classe regular ou numa escola regular, o professor terá dificuldade, os próprios alunos terão dificuldade e a própria criança que é a portadora destas necessidades também terá problemas na adaptação. 

(REPÓRTER) Atualmente, as 2.140 escolas das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais – as APAES – têm sido centros de referência para o ensino especial, atendendo cerca de 240 mil jovens. Os senadores desejam que o Estado assuma parte deste trabalho com a criação de escolas especiais. 
07/01/2015, 05h14 - ATUALIZADO EM 07/01/2015, 05h14
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00