Empresas privadas poderão explorar reservas de minérios nucleares — Rádio Senado

Empresas privadas poderão explorar reservas de minérios nucleares

LOC: A CONSTITUIÇÃO PODERÁ SER ALTERADA PARA PERMITIR QUE EMPRESAS PRIVADAS EXPLOREM RESERVAS DE MINÉRIOS NUCLEARES E PRODUZAM COMBUSTÍVEL NUCLEAR.  

LOC: UMA PEC COM ESTE OBJETIVO AGUARDA ANÁLISE NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 76/2013) apresentada pelo senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, não acaba com o monopólio da União em atividades de pesquisa, lavra, enriquecimento e processamento, industrialização e comércio de minérios nucleares. Pela PEC, a União poderá delegar a execução dessas atividades ao setor privado. O senador Luiz Henrique ressaltou que foi importante a Constituição de 1988 estabelecer o monopólio da União em questões nucleares. Ele considera importante que isso continue, mas defende a abertura para que empresas privadas, com supervisão da União, executem as atividades. Para ele, as transformações tecnológicas ocorridas nos últimos vinte e seis anos e as novas oportunidades para o setor exigem a mudança. Ao justificar a proposta, o senador Luiz Henrique disse que existe um pré-sal de urânio escondido em nosso subsolo e para transformá-lo em riqueza é preciso contar com o setor privado. 

(L.HENRIQUE, 21) Para que se permita a manipulação de minerais radioativos. Para isso, nós apresentamos uma emenda constitucional, extinguindo o monopólio estatal de manipulação de materiais radioativos para que o setor privado possa manipular e assim propiciar a indústria. 

(Repórter): A proposta está na comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda a designação do relator.
02/01/2015, 04h50 - ATUALIZADO EM 02/01/2015, 04h50
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00