Gurgacz cobra regularização de terras em Rondônia — Rádio Senado

Gurgacz cobra regularização de terras em Rondônia

LOC: SENADOR COBRA REGULARIZAÇÃO DE TERRAS EM RONDÔNIA E PEDE SOLUÇÃO PACÍFICA PARA CONFLITOS EM ÁREAS AGRÍCOLAS 

LOC: A PERMANÊNCIA DE AGRICULTORES EM REGIÕES NÃO REGULARIZADAS É DEFENDIDA POR ACIR GURGACZ. A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM TRAZ OS DETALHES: 

(Repórter) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, fez um apelo para que os governos Federal e municipal e o Ministério Público regularizem pacificamente as regiões agrícolas do estado que são alvos de conflitos. Ele destacou que Rondônia é fruto de uma reforma agrária que não foi devidamente finalizada, e isso fez com que os agricultores que foram integrados antes de a área virar uma reserva, não conseguissem a regularização. A situação é considerada mais crítica em Minas Novas, na reserva extrativista Jaci-Paraná, em Buritis, no interior do estado, onde 1.500 famílias podem perder as casas por causa de uma ação de reintegração de posse. Acir Gurgacz explicou que existem moradores que estão ilegalmente na região e, por isso, pequenos produtores e extrativistas estão perdendo o direito à posse das terras. Os resultados das disputas são constantes mortes, como afirma o senador. 

(Acir Gurgacz) Espero que todos possam usar do bom senso para evitar o conflito, para evitar mais mortes em disputa por uma terra num país com tantas áreas, com tantas terras. Nós temos muitas áreas que podem ser utilizadas por essas famílias para que elas não possam perder tudo o que fizeram. Que façam uma mudança de reserva, mas não tirem essas famílias de onde estão já há muitos e muitos anos trabalhando. 

(Repórter) Acir Gurgacz ressaltou ainda a precária infraestrutura do estado. Segundo ele, é comum as crianças não irem às escolas por falta de transporte e de condições de tráfego nas estradas, como, por exemplo, pontes quebradas. Além disso, a comunidade não pode contar com postos policiais e de saúde em Minas Novas, assim como outros serviços públicos.
30/12/2014, 11h48 - ATUALIZADO EM 30/12/2014, 11h48
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00