Sancionada lei que cria o Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Transtornos Mentais — Rádio Senado

Sancionada lei que cria o Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Transtornos Mentais

LOC: 10 DE OUTUBRO SERÁ O DIA DE LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS. 

LOC: A LEI QUE DEFINE A DATA PASSOU PELO SENADO EM NOVEMBRO E FOI SANCIONADA, EM 22 DE DEZEMBRO, PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Chamar a atenção da sociedade para a condição das pessoas com transtornos mentais. Com este objetivo o Senado aprovou o projeto que define 10 de outubro como o Dia Nacional dos Direitos Fundamentais das Pessoas com Transtornos Mentais. Com a definição da data, a expectativa dos especialistas é sensibilizar a população brasileira sobre os sofrimentos e dificuldades vividos pelas pessoas com transtornos mentais e combater o estigma e o preconceito vivenciados por elas diariamente. Outro objetivo é garantir que todas as pessoas que necessitam de atendimento especializado tenham acesso ao tratamento na rede pública de saúde. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, lembrou que a discriminação atinge a família inteira. 

(Paulo Davim) A família inteira é discriminada. Na família que tem alguém, seja adulto ou criança com algum distúrbio mental, a família interia é discriminada pela vizinhança . a família inteira é tratada como a família dos doidinhos. Então é muito grave essa situação é muito mais comum do que se possa imaginar. 

(REPÓRTER) A escolha do dia 10 de outubro coincide com a comemoração internacional, definida pela Organização Mundial da Saúde. O projeto que veio da Câmara dos Deputados foi sancionado pela presidente no dia 22 de dezembro e, com isso, a data já passa a ser comemorada no ano de 2015. Segundo dados da OMS e do Ministério da Saúde, 3 por cento da população brasileira apresenta transtornos mentais que exigem cuidados contínuos. Mais nove por cento necessita de atendimento especializado eventual, porque apresenta transtornos mais leves e, cerca de 8 por cento da população, precisa de acompanhamento especializado em saúde mental devido ao uso abusivo de álcool e drogas. A organização das atividades relativas à comemoração da data serão definidas pelo Ministério da Saúde.
26/12/2014, 03h54 - ATUALIZADO EM 26/12/2014, 03h54
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00