Teste da linguinha agora é obrigatório — Rádio Senado

Teste da linguinha agora é obrigatório

LOC: O TESTE DA LINGUINHA PASSOU A SER OBRIGATÓRIO DESDE 22 DE DEZEMBRO EM TODOS OS HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS DO PAÍS. 

LOC: O EXAME PODE DETECTAR, AINDA NA MATERNIDADE, OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA CHAMADA “LÍNGUA PRESA”. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) De autoria do deputado Onofre Santo Agostini, do PSD de Santa Catarina, e aprovada em maio pelo Senado, a lei determina que o exame obrigatório seja realizado em recém-nascidos ainda na maternidade. O teste da linguinha pode detectar problemas no chamado frênulo, popularmente conhecido como freio, membrana que liga a parte inferior da boca à língua. As alterações nessa região podem causar dificuldades de sucção, na mastigação e na fala. A dificuldade na sucção provoca o desmame precoce, o que compromete o desenvolvimento da criança ainda nos primeiros anos de vida. Já os distúrbios na pronúncia e na dicção também podem atrapalhar as atividades da criança na escola e no convívio social e familiar. Para o senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que também é médico os exames obrigatórios, ainda na maternidade, podem evitar problemas maiores no futuro. 

(Waldemir Moka) “O projeto muito bem concebido, você tem um protocolo, você tem uma avaliação, se for uma coisa maior, mais intensa, que tiver uma ligação maior, não é, você pode pedir uma avaliação, então eu acho que é muito importante o projeto.” 

(Repórter) Com o diagnóstico precoce de problemas na língua, é possível fazer uma cirurgia com anestesia local. Se o caso for de menor gravidade a operação pode ser substituída pelo acompanhamento por pediatra, dentista, fonoaudiólogo e nutricionista.
23/12/2014, 02h48 - ATUALIZADO EM 23/12/2014, 02h48
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00