Oposição volta a insistir na troca da diretoria da Petrobras — Rádio Senado

Oposição volta a insistir na troca da diretoria da Petrobras

LOC: APÓS NOVAS DENÚNCIAS, A OPOSIÇÃO DEFENDE A TROCA DA DIRETORIA DA PETROBRAS PARA A EMPRESA RECUPERAR SUA CREDIBILIDADE. 

LOC: MAS OS GOVERNISTAS ENTENDEM QUE NÃO HÁ MOTIVOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO COMANDO DA ESTATAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: As declarações da ex-gerente da Petrobras, Venina da Fonseca, de que toda a diretoria da estatal foi alertada sobre o esquema de corrupção na empresa reforçaram a defesa da oposição pela demissão de todo o comando da petroleira. Ao confirmar o recebimento do pedido de exoneração da presidente da Petrobras, Graça Foster, Dilma Rousseff negou a solicitação por não haver indícios contra a executiva. Mas para o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná a demissão de toda a diretoria da Petrobras não será feita porque a troca do comando da estatal respingaria na presidente. 

(A. Dias) Isso revela constrangimento da presidente porque ao afastar a Graça Foster em razão de ter conhecimento das irregularidades e por ter informado autoridades superiores dessas irregularidades significa admitir o seu próprio afastamento. Porque se Graça Foster sabia, é evidente que a presidente Dilma também sabia. Talvez seja essa a razão da omissão, da conivência e cumplicidade. 

REPÓRTER: O líder do PDT, senador Acir Gurgacz, de Rondônia, também é favorável à troca da diretoria da Petrobras para mostrar aos investidores a seriedade da empresa. Mas ponderou que a substituição de todos os diretores ao mesmo tempo pode comprometer o funcionamento da estatal. 

(Acir) Uma maneira de dar uma nova cara na Petrobras seria trocar toda a diretoria. Seria uma providência importante. Mas temos que ver o outro lado. Nada se tem contra a presidente Graça, não há indícios do envolvimento dela. E você trocar toda a diretora de uma empresa do tamanho da Petrobras também seria um risco muito grande para a sua governabilidade. Então, tem que se ter muita calma e fazer as mudanças na hora que for necessário fazer. 

REPÓRTER: Em meados de dezembro, as ações da Petrobras caíram 10% atingindo o menor valor em 10 anos no patamar de R$ 9,18 na preferencial e de R$ 8,52 na ordinária com direito a voto. A desvalorização se deve ao fato de a estatal não ter divulgado o seu balanço do terceiro trimestre em função das investigações da Polícia Federal.
23/12/2014, 00h36 - ATUALIZADO EM 23/12/2014, 00h36
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00