Plenário do Congresso aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias — Rádio Senado

Plenário do Congresso aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias

LOC: O PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL APROVOU A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. 

LOC: NA MESMA SESSÃO, OS PARLAMENTARES GARANTIRAM O AUMENTO SALARIAL DA POLÍCIA FEDERAL. A REPORTAGEM É DE HERICA CHRISTIAN COM A COLABORAÇÃO DE PAULA GROBA. 

TÉC: Graças a um acordo com a oposição, em poucos minutos, os deputados e senadores aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015, que define as metas e prioridades do governo, incluindo a arrecadação e as despesas do ano que vem. O projeto prevê um salário mínimo de R$ 779,79, o que corresponde a um aumento de 7,71%, crescimento econômico de 0,8%, inflação de 4,5%, juros de 12,17% ao ano e um superávit primário de 1,2% ou de R$ 55, 3 bilhões. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, afirmou que a oposição garantiu ao governo com a aprovação da LDO uma reserva de 1/12 avos do Orçamento deste ano para pagar contas no ano que vem caso o Orçamento de 2015 não seja votado agora. 

(Agripino) A oposição não comete irresponsabilidade. A oposição vai dar à Presidência da República o direito ao repasse em duodécimos e se o Orçamento for discutido com correção, igualmente. Não queremos ver o circo pegar fogo. 

REPÓRTER: O relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, voltou a defender a autoconvocação do Congresso Nacional a partir do dia 23 até janeiro para aprovação do projeto que trata da arrecadação e gastos do governo federal no ano que vem. 

(Jucá) Aprovada a LDO, vamos trabalhar na confecção do Orçamento. Eu dependo agora da apresentação dos relatórios setoriais. É possível uma autoconvocação extraordinária, que vai depender do presidente Renan e do presidente Henrique. 

REPÓRTER: Nessa mesma sessão, o Plenário do Congresso Nacional aprovou o reajuste de quase 16% dividido em duas parcelas dos salários da Polícia Federal, além da liberação de recursos extras para diversos Ministérios e para o Poder Judiciário. Os deputados e senadores também mantiveram o veto que tratava da desoneração da folha de pagamento de diversos setores da economia.
17/12/2014, 02h44 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 02h44
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00