Oposição apresentará relatório alternativo à CPMI nesta quarta — Rádio Senado

Oposição apresentará relatório alternativo à CPMI nesta quarta

LOC: EM RELATÓRIO ALTERNATIVO DA CPI MISTA DA PETROBRAS, A OPOSIÇÃO PEDIRÁ O INDICIAMENTO DE POLÍTICOS E A CONTINUAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES.  

LOC: O RELATOR QUER DISCUTIR POSSÍVEIS MUDANÇAS NO TEXTO FINAL, COMO INFORMA A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Com quase mil páginas, o relatório alternativo da oposição será apresentado nesta quarta-feira à CPI Mista da Petrobras. Segundo o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, no documento, a oposição vai pedir o indiciamento de envolvidos no esquema de corrupção na estatal que não apareceram no relatório do deputado Marco Maia do PT gaúcho. Entre eles, estão o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e diretores da Petrobras. Aécio Neves afirmou que o parecer da oposição também contesta o entendimento do relator de que a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi um bom negócio. 

(Aécio Neves) Ele corrige na verdade o relatório do deputado Marco Maia, que falava de outro País e de outra empresa. Estamos com base em todos os depoimentos e documentos que chegaram à CPI, estamos fazendo o que é correto. Não é possível que o Ministério Público e a Polícia Federal estejam vendo esses problemas na sua gravidade já com indiciamentos e não é possível que o Congresso Nacional porque ali está a maioria da base do governo não esteja vendo a gravidade do que ocorre. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, contestou a iniciativa da oposição de indiciar pessoas sem provas, ao citar o provável caso do tesoureiro do PT. Ele ressaltou que o deputado Marco Maia está disposto a negociar com os oposicionistas mudanças no relatório final. 

(Humberto Costa) Acredito que alguns pontos podem ser objeto de inclusão. Acredito que todos que já forma indiciados pela Justiça têm que ser indiciados pela CPI. Algumas questões podemos avançar porque temos elementos para isso. Só acho equivocado querermos avançar naquilo que estamos simplesmente tomando como referência as matérias de imprensa.  

(Repórter) Depois de lido o relatório da oposição, o plenário da CPI vai votar o do deputado Marco Maia, que é o oficial. Se aprovado o parecer do petista, o da oposição estará automaticamente derrotado.
16/12/2014, 07h34 - ATUALIZADO EM 16/12/2014, 07h34
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00