Congresso deve votar Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta terça — Rádio Senado

Congresso deve votar Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta terça

LOC: A OPOSIÇÃO DIZ QUE NÃO CRIARÁ PROBLEMAS PARA A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO ATÉ O DIA VINTE E DOIS.  

LOC: A BASE ALIADA ESTÁ MOBILIZADA PARA APROVAR EM PLENÁRIO AINDA NESTA SEMANA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, convocou para esta terça-feira uma sessão do Congresso Nacional para a apreciação do veto que trata do desconto de impostos para vários setores da economia e para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. Ele afirmou que se houver entendimento entre as lideranças partídárias, o Plenário também poderá votar também o Orçamento Geral da União, apesar de avaliar que o governo não tenha muito interesse em aprová-lo agora. 

(Renan) É dever do Parlamento votar o Orçamento. A Lei de Meios talvez é a principal do Parlamento. Mas do ponto de vista do governo, não. Talvez, o governo prefira começar o ano sem o Orçamento porque teremos um ano provavelmente difícil de ajuste fiscal e talvez não ter o Orçamento ajude. Por isso, deveremos fazer um esforço para aprová-lo. 

REPÓRTER: O senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará antecipou que a oposição não vai criar obstáculos para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ou do Orçamento. 

(Flexa) Nós fizemos um acordo na CMO e definimos o dia 22 de dezembro para aprovarmos a Lei Orçamentária. Somos oposição ao governo e não ao Brasil. Não queremos criar dificuldades numa gestão que já está complicada. 

REPÓRTER: O vice-presidente do Senado, Jorge Viana do PT do Acre, explicou que só falta um acordo para antecipar a votação das sugestões de mudanças ao Orçamento pela Comissão Mista. 

(Jorge) LDO e Orçamento só se vota por acordo. Com a contribuição da oposição junto com as lideranças do governo e dos colegas da Comissão Mista de Orçamento, as coisas estão andando. Agora é só uma questão de vencer esses prazos e ver se é possível até no dia 22 também apreciarmos o Orçamento. Tem luz no fim do túnel. 

REPÓRTER: O relatório preliminar do Orçamento, que já foi aprovado pela Comissão Mista, prevê um salário mínimo de R$ 790 e uma taxa de crescimento e de inflação de 3 e de 5%, respectivamente.
15/12/2014, 00h09 - ATUALIZADO EM 15/12/2014, 00h09
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00