Relator da CPMI da Petrobras defende criação de nova CPI em 2015 — Rádio Senado

Relator da CPMI da Petrobras defende criação de nova CPI em 2015

LOC: AO ENTREGAR PARECER FINAL, O RELATOR DA CPI MISTA DA PETROBRAS DEFENDE UMA NOVA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO NO ANO QUE VEM. 

LOC: A OPOSIÇÃO NEGOCIA MUDANÇAS PARA NÃO APRESENTAR UM RELATÓRIO PARALELO NA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em pouco mais de 900 páginas, o relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, admitiu a existência de um esquema de corrupção na estatal. Ao citar a análise de milhares de documentos recebidos pela CPI e ao lembrar que a comissão não teve acesso à delação premiada dos investigados, ele defendeu a instalação de uma nova CPI no ano que vem. 

(Marco Maia) Apoiarei todas as iniciativas que vierem no sentido e com o intuito de aprofundar as investigações que envolvam não apenas a Petrobras, mas a Operação Lava Jato como um todo. Temos na Operação Lava Jato hoje abertos dez inquéritos e nós tratamos aqui na CPI apenas um inquérito. 

(Repórter) O relator pediu o indiciamento de 52 pessoas, entre elas, cinco ex-diretores da Petrobras, e declarou o apoio às solicitações já feitas pela Justiça, a exemplo do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Marco Maia também defendeu a responsabilização de 20 empresas envolvidas no esquema. A oposição deve apresentar um relatório paralelo por discordar do deputado Marco Maia em relação a dois pontos. Eles questionam a conclusão do relator de que a compra da Refinaria de Pasadena nos Estados Unidos foi um bom negócio e a não responsabilização da atual diretoria da Petrobras. O senador Antonio Aureliano do PSDB mineiro ressaltou que o governista concordou com a gravidade do esquema de corrupção da Petrobras ao defender uma nova CPI, já que a futura comissão poderá ter acesso às delações premiadas. 

(Antonio Aureliano) A delação premiada não criou condições para que a CPMI fosse tão abrangente como está sendo a delação premiada que tem mais informações. Houve um reconhecimento da importância da CPMI e de que ela deve continuar no ano que vem. 

(Repórter) O relator concluiu que houve superfaturamento na construção da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco e apontou indícios do pagamento de propina para funcionários da Petrobras. Marco Maia defendeu ainda a substituição de um decreto exclusivo da Petrobras por uma nova Lei de Licitações para evitar casos de corrupção nos processos de compras e contratações pela estatal.
10/12/2014, 08h20 - ATUALIZADO EM 10/12/2014, 08h20
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00