Oposição aguardará relatório para decidir sobre voto alternativo — Rádio Senado

Oposição aguardará relatório para decidir sobre voto alternativo

LOC: A OPOSIÇÃO SÓ VAI APRESENTAR UM RELATÓRIO ALTERNATIVO NA CPI MISTA DA PETROBRAS SE O DOCUMENTO OFICIAL NÃO FOR CONSIDERADO CHAPA-BRANCA.  

LOC: O PARECER DO DEPUTADO MARCO MAIA SERÁ LIDO NA SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA PARA SER VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Após quase sete meses de investigações, será apresentado nesta quarta-feira o parecer final da CPI Mista da Petrobras. O relatório do deputado Marco Maia do PT gaúcho deverá abordar a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos; a denúncia do pagamento de propina para funcionários da companhia, o suposto superfaturamento da Refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco e a falta de segurança nas plataformas. Mas a oposição, que reclamou da blindagem das investigações por parte da base aliada, tem pronto um relatório paralelo. Segundo o deputado Carlos Sampaio, do PSDB de São Paulo, se o parecer oficial não tratar do esquema de corrupção na Petrobras envolvendo o ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, os oposicionistas vão apresentar um alternativo. 

(Sampaio) Vamos aguardar a leitura do relatório por parte do deputado Marco Maia. E em seguida, vamos analisar se realmente os pontos principais não forem abordados, apresentaremos um relatório paralelo. Já temos esse relatório redigido naquilo que achamos que o relator Marco Maia deveria abordar. Se não abordar, apresentaremos o nosso. 

REP: O relator interino, deputado Afonso Florence do PT da Bahia, negou que o parecer final seja chapa branca. Ele destacou as dificuldades da Comissão, como o funcionamento no período eleitoral e o não acesso à delação premiada dos investigados. 

(Florence) Existem condições muito particulares em que esse relatório está inserido. Estamos com uma CPI num encerramento de legislatura. É uma CPMI sobre a maior empresa brasileira. Pela primeira vez na CPMI, uma CPMI corre simultaneamente a investigações judiciais e a uma delação premiada. Mas isso não isenta a comissão de apresentar, apreciar e aprovar o relatório compatível com as provas existentes. 

REP: Apesar dos reiterados pedidos da CPI Mista, o Supremo Tribunal Federal negou o acesso dos parlamentares à delação premiada sob o argumento de que um eventual vazamento comprometeria as investigações ainda em andamento pela Justiça e Ministério Público.
10/12/2014, 00h10 - ATUALIZADO EM 10/12/2014, 00h10
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00