Tombini afirma que trabalha para que inflação retorne ao centro da meta — Rádio Senado

Tombini afirma que trabalha para que inflação retorne ao centro da meta

LOC: EM AUDIÊNCIA NO CONGRESSO, O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL AFIRMOU QUE TRABALHA PARA QUE A INFLAÇÃO RETORNE À META “O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL”. 

LOC: ALEXANDRE TOMBINI FALOU AOS INTEGRANTES DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA: 

(Repórter) O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação ao consumidor deve subir nos próximos meses e permanecer elevada em 2015. 

(Alexandre Tombini) “Não deveria ser tomado como supresa nos próximos meses um cenário que contemple inflação acima dos níveis em que atualmente se encontra. Independente disso, entretanto, estou convicto de que após um curto interregno possívelmente em infalação, a inflação em 12 meses iniciará um longo período de declínio que vai culminar como atingimento da meta de 4,5% ao ano.” 

(Repórter) Em novembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo fechou o mês em 6,56%, acima da meta de 6,5%. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, ressaltou a afirmação de Tombini de que, ainda que a inflação permaneça elevada, a meta deverá ser atingida até o final de 2015. 

(Eduardo Suplicy) “Acho muito importante a confiança que Vossa Excelência tem no sentido de que ainda que a inflação possa ser resistene a curto prazo, tem elementos concretos para avaliar que até o final de 2015 estaremos nos aproximando do centro da meta na ordem de 4,5%.” 

(Repórter) O presidente do Banco Central também afirmou que a crescente valorização do dólar deve se estender no próximo ano, o que ajudará as exportações. O presidente do Banco Central também será ouvido pela Comissão de Assuntos Econômicos na próxima semana. 
09/12/2014, 00h42 - ATUALIZADO EM 09/12/2014, 00h42
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00