Pesquisa revela que confiança do brasileiro na democracia aumentou — Rádio Senado

Pesquisa revela que confiança do brasileiro na democracia aumentou

LOC: PESQUISA DO DATAFOLHA REVELA QUE A CONFIANÇA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NO REGIME DEMOCRÁTICO AUMENTOU. 

LOC: O ÍNDICE É O MELHOR DESDE 1989, COMO INFORMA O REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha revela que para 66 por cento da população brasileira o regime democrático é a melhor forma de governo. O índice é o melhor desde a primeira vez que o instituto realizou a pesquisa, em setembro de 1989, quando 43 por cento dos entrevistados escolheram a democracia. Na pesquisa de agora, 12 por cento dos entrevistados disseram que em certas circunstâncias a ditadura é melhor que a democracia. Para o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, as eleições gerais deste ano não influenciaram esse aumento. 

(José Agripino) “As eleições são consequência do processo democrático, as eleições são o momento em que a população deposita ou não a sua confiança em alguém. Pode até errar num momento e concerta o erro num segundo momento, mas aumento da confiança da população em relação ao regime democrático é isso: é a liberdade para opinar, a liberdade para denunciar e a liberdade para punir.” 

(Repórter) Ainda de acordo com a pesquisa, a democracia é a principal opção da população mais escolarizada. Entre as pessoas com curso superior, 80 por cento optaram pela democracia. Já entre os que cursaram até o ensino fundamental, apenas 57 por cento escolheram o regime democrático. O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, disse que a educação é um fator importante no momento em que a população escolhe o melhor regime para se viver. 

(Casildo Maldaner) “Ai está o fator educação, na minha opinião, a educação é fundamental para o esclarecimento. As pessoas começam a avaliar melhor, analisar e a democracia é menos ruim dos regimes.”

(Repórter) A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.896 pessoas entres os dias 2 e 3 de dezembro.
08/12/2014, 05h26 - ATUALIZADO EM 08/12/2014, 05h26
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00