CCJ deve votar projeto que garante maior participação feminina no Senado — Rádio Senado

CCJ deve votar projeto que garante maior participação feminina no Senado

LOC: O PROJETO DE LEI QUE GARANTE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO FEMININA NO PARLAMENTO, DEVE SER VOTADO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. 

LOC: PELO TEXTO, UMA DAS TRÊS VAGAS, NO SENADO, DESTINADAS A CADA ESTADO DEVERÁ SER OCUPADA POR MULHERES. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

(Repórter) O Projeto de Lei do Senado 132 de 2014 é de autoria do senador Aníbal de Diniz, do PT do Acre, e destina às mulheres uma das duas vagas em disputa por estado nas eleições em que há renovação de dois terços da bancada de senadores. A iniciativa busca aumentar a participação feminina no Parlamento. Mesmo com a determinação dos partidos políticos de registrar 30 por cento de candidaturas de mulheres, a participação delas representa apenas 8,6 por cento. Aníbal Diniz destacou que o país ocupa uma das piores posições no ranking que avalia a representação das mulheres na política e por esse motivo se faz necessária a elaboração de políticas afirmativas que revertam essa situação. 

(Aníbal Diniz) “O Brasil ocupa a 158ª posição no ranking mundial, esse ranking foi construído pela União Parlamentar Internacional, o Brasil está em uma das piores colocações do mundo e nós precisamos tomar algumas atitudes. Precisamos desenvolver uma política afirmativa de tal maneira que permita que haja uma representação mais significativa, do ponto de vista numérico, das mulheres aqui nessa casa.” 

(Repórter) Durante a discussão na Comissão de Constituição Justiça, a senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, parabenizou a iniciativa e ressaltou que é um projeto corajoso. 

(Marta Suplicy) “É um projeto que eu parabenizo um projeto corajoso, eu diria, e um projeto em torno do qual vamos ter, nós Senadores que vamos votar a favor, homens e mulheres que certamente votarão a favor, uma grande união e, depois, um grande trabalho, para que consigamos um número cada vez maior de mulheres qualificadas para ocupar esses espaços.” 

(Repórter) O relatório favorável ao projeto foi apresentado em novembro pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, mas um pedido de vista adiou a votação para a próxima quarta-feira. 

PLS 132/2014
05/12/2014, 04h25 - ATUALIZADO EM 05/12/2014, 04h25
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00