CAS debate medidas de prevenção para o câncer de intestino — Rádio Senado

CAS debate medidas de prevenção para o câncer de intestino

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATEU, NESTA QUINTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA O CÂNCER DE INTESTINO. 

LOC: A CONCLUSÃO DOS ESPECIALISTAS FOI A DE QUE A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR CAMINHO. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 32 mil brasileiros devem ser diagnosticados com câncer colorretal somente neste ano. Entre as políticas públicas de prevenção debatidas na Comissão de Assuntos Sociais estão a criação da campanha Maio Laranja e do Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Intestino, como informa a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul.

(AAmelia) Que todas essas iniciativas, por mais, digamos aparentes apenas que possam ser, mas o quê que isso pode ajudar a combater a doença, ou a prevenir a doença, ela terá sim um significado na melhoria da qualidade de saúde dos brasileiros na prevenção de um dos cânceres que tem letalidade e atinge tanto homens quanto mulheres. 

(Rep) Os convidados da audiência pública destacaram que o câncer de intestino pode ser prevenido. E existem duas formas de cuidados. A primeira é a mudança de hábitos. Segundo o diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff, obesidade e sedentarismo são fatores que contribuem para o desenvolvimento deste tipo de câncer. 

(Paulo) Mudanças de hábitos nutricionais, alimentares e de exercícios e, estas mudanças, se realizadas quando o indivíduo é jovem, vão resultar numa redução importante na incidência da doença praticamente sem custo pra sociedade. 

(Rep) A segunda medida preventiva é o acompanhamento médico constante. Um paciente que tem um diagnóstico precoce de câncer de intestino tem mais chances de cura, como destaca a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz. 

(Luciana) E junto então a gente promover melhor acesso a um diagnóstico precoce, mas o pedido seria que realmente que o governo criasse uma política nacional de rastreamento, que a gente pudesse construir ela juntas e dentro do que é possível, claro, considerando todos os desafios que a gente sabe que esse cenário tem. 

(Rep) A senadora Ana Amélia deve apresentar o projeto de lei para a criação do Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Intestino.
04/12/2014, 04h48 - ATUALIZADO EM 04/12/2014, 04h48
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00