Quase 25% da população não tem acesso à internet em casa — Rádio Senado

Quase 25% da população não tem acesso à internet em casa

LOC: QUASE UM QUARTO DA POPULAÇÃO NÃO TEM ACESSO À INTERNET EM SUAS CASAS E MAIS DA METADE DAS QUE TEM O SERVIÇO PAGAM MAIS DO QUE O PREÇO DA BANDA LARGA POPULAR. 

LOC: OS DADOS SÃO DE UMA PESQUISA DO DATASENADO, DIVULGADA NESTA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Entre os 809 entrevistados pelo DataSenado em pesquisa que avaliou a qualidade da internet banda larga, 22% não tem acesso à conexão em suas casas. A maior parte, 28%, porque não tem computador. Outros 26% porque não tem o serviço de internet na região onde moram. Já 25% não possuem condições financeiras para assumir a dívida. Mas, a maioria das pessoas que declararam baixa renda afirmaram que contratariam o serviço se o custo fosse de 35 reais por mês. O valor é o mesmo da chamada banda larga popular, prevista no Plano Nacional de Banda Larga. Esse resultado é a prova da necessidade de um plano que popularize a internet, como afirma o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, que destaca ainda que o quadro pode ser mais preocupante do que o apontado na pesquisa. 

(Aníbal Diniz) É uma prova de que nós temos que garantir esse Programa a um custo que seja acessível para essas pessoas. E outra coisa, essa pesquisa ela se destina à pessoas que tem telefone fixo. Então tem outros tantos cidadãos brasileiros que estão desconectados e estão sem voz. 

(Repórter) O coordenador de Controle Social da Secretaria de Transparência do Senado, Marcos Ruben de Oliveira, que participou da elaboração da pesquisa, ressalta que o acesso à internet é um desejo da população, e que se houver uma maior divulgação do Programa Nacional de Banda Larga, o serviço poderá se expandir. 

(Marcos Ruben de Oliveira) Então parece que existe uma demanda reprimida de acesso à internet, a população parece desejar esse acesso à Internet, e que o programa, ele poderia atuar nesse nicho. Tudo leva a crer que, diante de uma maior divulgação do programa, é bem provável que ele aumente o seu alcance. 

(Repórter) Outro dado mostra que os entrevistados desembolsam mais do que o valor da banda larga popular pelo serviço. 55% pagam entre 31 e 70 reais por mês pelo serviço de internet. Enquanto apenas 4% tem um custo de 30 reais para manter a conexão. Os entrevistados são todos de cidades do interior do Brasil.
02/12/2014, 07h30 - ATUALIZADO EM 02/12/2014, 07h30
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00