Protetores solares podem ser incluídos na lista da Farmácia Popular — Rádio Senado

Protetores solares podem ser incluídos na lista da Farmácia Popular

LOC: OS PROTETORES SOLARES PODEM SER INCLUÍDOS NA LISTA DE MEDICAMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR. 

LOC: É O QUE PRETENDE UM PROJETO DE LEI QUE TRAMITA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: O Projeto de Lei de autoria do senador Kaká Andrade, do PDT de Sergipe, incluí na lista de medicamentos do programa farmácia popular os protetores solares. O programa farmácia popular custeia até 90 por cento do valor de medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças a pessoas de baixa renda. Para Kaká a medida pode contribuir para a redução do câncer de pele no Brasil.

(Kaká) O que a gente tem observado, e a gente conversou com dermatologistas e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os índices são alarmantes de pessoas que são mutilada. Elas têm parte da orelha retirada, parte do nariz e parte do lábio por Justamente estarem expostas a esses índices de radiação e sem a devida proteção. Da forma que tá os filtros solares com os preços que são praticados atualmente eles são inacessíveis à população pobre. 

(Repórter) De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o que mais atinge a população brasileira. A estimativa para o ano de 2014 é de mais 180 mil novos casos da doença. Kaká Andrade lamentou a falta de investimento em campanhas de conscientização sobre a doença no país. 

(Kaká) É preciso que haja essa conscientização. Eu não sei por que não existem campanhas mais massificadas se é o câncer que mais atinge o brasileiro. Por que o Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e estaduais de Saúde não desenvolvem campanhas para incentivar o uso de filtro solar. 

(Repórter) O projeto aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Econômicos.
21/11/2014, 04h11 - ATUALIZADO EM 21/11/2014, 04h11
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00