Número de negros em cargos elevados de poder ainda é baixo, alerta Paim — Rádio Senado

Número de negros em cargos elevados de poder ainda é baixo, alerta Paim

LOC: O SENADO MARCOU O DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM A ENTREGA DA COMENDA ABDIAS DO NASCIMENTO. 

LOC: A HOMENAGEM ACONTECEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O Senado homenageou personalidades brasileiras que se destacam na proteção e promoção da cultura afro brasileira com a Comenda Senador Abdias do Nascimento. O presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, falou do orgulho de presidir a primeira cerimônia de entrega da comenda no dia em que se celebra o Dia da Consciência Negra. 

(Renan Calheiros) “por ser alagoano, é impossível celebrarmos esta data sem reverenciar o Quilombo dos Palmares, na Serra da barriga em Alagoas, e seus simbolos maiores-Ganga Zumba e Zumbi-, cuja data de morte é 20 de novembro. Hoje comemoramos o dia da consciência negra. “

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, um dos autores do pedido de criação da comenda, chamou a atenção para a baixa presença dos negros em cargos relevantes nas três esferas de poder 

(Paulo Paim) E somos 51% da população. Somos menos que 20% na Câmara e somos em torno de 1% no Senado. No Executivo, temos quantos Ministros negros? Dois, três, quem sabe.Enfim, eu queria deixar registrado aqui nesse momento, , que a nossa luta é permanente, na busca de espaços para o povo negro”.

(Repórter) A senadora Lidice da Matta, do PSB da Bahia, pediu que o movimento negro continue a lutar por igualdade. 

(Lídice da Matta) “A Abolição brasileira da escravatura no Brasil ainda está inconclusa. Inconclusa, porque a desigualdade social e as manifestações racistas e discriminatórias ainda continuam fazendo parte do nosso cotidiano”. 

(Repórter) Foram premiados com a comenda Abdias do Nascimento o ministro do STJ Benedito Gonçalves, a militante do movimento negro Ekdje Edna de Oiyá, os cantores e compositores Gilberto Gil e Martinho da Vila, o ator e militante do movimento negro Milton Gonçalves, o fundador do instituto cultural Steven Biko, Sílvio Humberto dos Passos Cunha. Foi concedido também um premio especial à memória de Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”, entregue à Secretaria de Cultura do estado do Ceará.
20/11/2014, 02h59 - ATUALIZADO EM 20/11/2014, 02h59
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00