Renan confirma sessão do Congresso para analisar vetos e votar créditos — Rádio Senado

Renan confirma sessão do Congresso para analisar vetos e votar créditos

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL CONFIRMA PARA HOJE À NOITE SESSÃO PARA ANALISAR VETOS E VOTAR CRÉDITOS  

LOC: MAS OS PARLAMENTARES FAVORÁVEIS À DERRUBADA DO QUE TRATA DA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS ACREDITAM EM ESVAZIAMENTO DA SESSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Depois de três meses sem analisar vetos, o Congresso Nacional volta a se reunir na noite desta quarta-feira. Na pauta, estão 38 deles, sendo o mais polêmico o que trata da criação de municípios. Esse projeto de lei foi barrado pela presidente Dilma Rousseff duas vezes. Na primeira, ela negociou com o Congresso Nacional a elaboração de uma nova proposta que não aumentasse gastos públicos. O Legislativo aprovou o projeto seguindo as recomendações, mas orientada pela equipe econômica, Dilma Rousseff barrou mais uma vez a iniciativa dos parlamentares. Independentemente da reação do Palácio do Planalto, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, assegurou que a sessão, que tem como primeiro item esse veto, está convocada. 

(Renan) Vamos votar os vetos que se acumulam ao longo de 4 meses. É importante limpá-los para que possamos votar os créditos e as demais coisas que precisam ser apreciadas pelo Congresso. 

REPÓRTER: Mas o senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará antecipou que o governo já está articulando a base aliada a não dar quórum na sessão de hoje à noite para evitar a derrubada do veto que trata da criação de novos municípios. 

(Flexa) Espero que os parlamentares votem com o compromisso que assumiram com relação ao projeto que regulamenta a criação de novos municípios derrubando o veto. Como é uma questão apartidária, temos todas as condições de derrubar o veto e espero que isso aconteça. Mas dificilmente, eles vão dar quórum. Já tentamos várias vezes. 

REPÓRTER: Além dos vetos, os deputados e senadores ainda poderão votar projetos que liberam créditos extraordinários para diversos Ministérios.
12/11/2014, 00h50 - ATUALIZADO EM 12/11/2014, 00h50
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00