Relator do Orçamento está com parecer pronto para apresentar à CMO — Rádio Senado

Relator do Orçamento está com parecer pronto para apresentar à CMO

LOC: O RELATOR DO ORÇAMENTO GERAL DE 2015 JÁ ESTÁ COM PARECER PRONTO PARA SER APRESENTADO À COMISSÃO MISTA.  

LOC: DIANTE DO CALENDÁRIO APERTADO, A OPOSIÇÃO AVISOU QUE NÃO ACEITARÁ VOTAR O PROJETO ÀS PRESSAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Com previsão de ter sido aprovada até agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias ainda não saiu da Comissão Mista, o que deverá atrasar a apreciação do Orçamento Geral da União de 2015. Apesar do prazo de um mês e meio, o relator da proposta, que trata da arrecadação e dos investimentos do governo federal no ano que vem, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, admitiu que a votação do projeto será às pressas. Ele afirmou que já está com o relatório pronto, mas não apresentou porque ainda não recebeu o parecer das receitas, necessário para a definição dos gastos no ano que vem. 

(Jucá) Só poderei apresentar o relatório preliminar na hora que tiver o número da receita para eu fechar o relatório. O relatório preliminar está pronto aguardando só esse dado. Espero que seja apresentado rapidamente para que possamos entregar o relatório da receita, aprovar o relatório da receita e o relatório preliminar e a partir daí, abrir prazo para as emendas parlamentares. Estamos com o cronograma extremamente apertado e é importante que a Comissão de Orçamento possa agilizar os seus trabalhos. 

REPÓRTER: O senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás responsabilizou o governo pelo atraso na apreciação da LDO e do Orçamento ao destacar que os aliados não têm comparecido às reuniões da Comissão Mista. Cyro Miranda avisou que a oposição não aceitará votar às pressas os dois projetos. 

(Cyro) Não se apresenta e nem se vota a LDO. Eles estão procrastinando porque na última hora começam a fazer uma pressão dizendo que não vai ter recesso. Mas acho que não temos que entrar nessa não. Não aprova, ela fica sem Orçamento. Ela vai ter verba para usar nos três primeiros meses. Agora aprovar de qualquer jeito sem discutir da maneira que eles querem fazer nós não vamos aceitar. 

REPÓRTER: Caso o Orçamento não seja aprovado em dezembro, a presidente Dilma Rousseff só contará com 1/12 avos por mês dos recursos para pagar contas, como salários do funcionalismo e benefícios sociais.
07/11/2014, 11h59 - ATUALIZADO EM 07/11/2014, 11h59
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00