Senadores discutem MP que estimula transporte aéreo em áreas isoladas do país — Rádio Senado

Senadores discutem MP que estimula transporte aéreo em áreas isoladas do país

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE ESTIMULA A AVIAÇÃO REGIONAL FOI DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: A EMEPÊ CRIA O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO REGIONAL E DEVE SER VOTADA ATÉ O DIA 24 DE NOVEMBRO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Medida Provisória 652 cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e reserva parte do orçamento do Fundo Nacional da Aviação Civil para subsidiar o setor. A MP visa aumentar o acesso ao transporte aéreo e integrar regiões isoladas do país, como a Amazônica, por exemplo, que só permite locomoção por meios aquaviários ou aéreos. Mas existem ainda outros dois objetivos importantes, como destaca o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que é relator da Medida. 

(Flexa Ribeiro) Um é aumentar o número de rotas das cidades atendidas e o segundo é reduzir o custo dessas passagens, porque uma passagem de Belém a Itaituba custa mais caro do que uma passagem de Belém a Paris e voltando de Paris a Belém. 

(Repórter) Já o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, lembrou uma pesquisa do Instituto Data Popular, que indicou o grande interesse da população que mora em cidades interioranas em adotar o transporte aéreo como opção. Mas os altos valores das passagens dificultam essa prática, como ressalta o ministro. 

(Wellington Moreira Franco) Há uma vontade em torno de 43% da população do interior com a intenção de voar e a constatação de que os preços praticados nas passagens no interior estão trinta e um por cento mais altos do que os preços praticados nas capitais e nas regiões metropolitanas. 

(Repórter) A Comissão Mista que analisa a MP vai ainda definir quais aeroportos se encaixam no termo “regional” a partir de informações como a quantidade de passageiros por estado. A intenção da Comissão é votar a Medida até esta quinta-feira, dia seis de novembro, para que ela possa ser avaliada nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal antes do vencimento, que será em 24 de novembro.
04/11/2014, 06h22 - ATUALIZADO EM 04/11/2014, 06h22
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00