Senado lembra centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues — Rádio Senado

Senado lembra centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues

LOC: O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUPICÍNIO RODRIGUES FOI LEMBRADO NO PLENÁRIO DO SENADO NESTA SEGUNDA FEIRA. 

LOC: A SESSÃO DE HOMENAGEM CONTOU COM A PRESENÇA DO FILHO DO COMPOSITOR DE OBRAS QUE SE TORNARAM CLÁSSICOS DO SAMBA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

(Repórter) A sessão que lembrou o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues contou com a presença do filho do compositor, Lupicínio Rodrigues Filho. Os autores do pedido de homenagem foram a senadora Ana Amélia e os senadores Paulo Paim e Pedro Simon, da bancada gaúcha no Senado. Nascido em Porto Alegre no dia 16 de setembro de 1914, ele faleceu no ano de 1974 aos 59 anos devido a problemas no coração. Lupicínio Rodrigues é considerado o criador da dor-de-cotovelo, expressão, que graças a ele, passou a designar um estilo de canção que trata das desilusões amorosas, temática central de suas composições. A senadora Ana Amélia listou as qualidades do compositor gaúcho, entre elas, a capacidade de se manter atual.  

(Ana Amélia) “Cinco adjetivos resumem bem a personalidade, a história e as obras deste gaúcho boêmio e talentoso, Lupicínio Rodrigues: passional, brilhante, original, corajoso e perene! E imortal, como é a sua obra”.

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT, destacou que a obra do compositor gaúcho toca fundo na alma humana e a sua trajetória artística contribuiu para diminuir preconceitos contra o artista negro. 

(Paulo Paim) “Lupicínio Rodrigues buscou e alcançou o inatingível, ele quebrou barreiras que abriu fronteiras para que hoje um negro estivesse aqui na tribuna do Senado homenageando e lembrando os 100 anos dele”. 

(Repórter) O filho do compositor, Lupicínio Rodrigues Filho, agradeceu a homenagem, falou sobre a curta convivência com o pai , as dificuldades que ele venceu para tornar suas composições conhecidas e interpretou obras do pai ao lado da cantora Rose Maria Alves dos Santos e dos músicos Jorge Luis dos Reis Nunes e Geová Lins dos Santos. Além de obras como “Nervos de Aço”, “Felicidade” e “Se Acaso Você Chegasse”, Lupicínio Rodrigues é autor do hino do Grêmio Portoalegrense.
03/11/2014, 01h15 - ATUALIZADO EM 03/11/2014, 01h15
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00