Senado vai homenagear o centenário do compositor Lupicínio Rodrigues — Rádio Senado

Senado vai homenagear o centenário do compositor Lupicínio Rodrigues

LOC: SESSÃO ESPECIAL DO SENADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 03, MARCADA PARA AS 11 HORAS, HOMENAGEIA O CENTENÁRIO DO COMPOSITOR LUPICÍNIO RODRIGUES. 

LOC: O CANTOR E COMPOSITOR GAÚCHO QUE MORREU EM 1974, AOS 59 ANOS, É CONSIDERADO UM DOS COMPOSITORES MAIS ORIGINAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Lupicínio Rodrigues nasceu em 16 de setembro de 1914 e começou a cantar ainda na adolescência. Lupi, como era conhecido, foi autor de marchinhas de carnaval e sambas-canção, e deixou cerca de 150 canções editadas. É considerado um dos compositores mais originais da música popular brasileira. Um dos autores do pedido de sessão especial, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembra que a obra do compositor conquistou fãs em todo Brasil, em especial na sua terra natal, de onde pouco saiu em vida. 

(Paulo Paim) Lupi como era conhecido pelos mais próximos, cantou a felicidade, cantou a dor, cantou o amor, cantou a dor de cotovelo, enfim, cantou e encantou a vida e todos. Torcedor do Grêmio, compôs o hino do tricolor. Possui mais de uma centena de músicas que colocaram ele como um imortal. 

(Repórter) Lupicínio Rodrigues é conhecido como o inventor da dor de cotovelo, com canções que retratavam o amor, a traição e a perda da pessoa amada. 

(Lupicínio Rodrigues) Querem saber por que me chamam o criador da dor de cotovelo? Eu às vezes até mesmo nem sei. Eu sei que eu fazia um programa na Rádio Record e quando eu terminava de fazer o programa todo mundo chorava. E quem apresentava esse programa na época era Blota Junior, e ele começou desde aquela época a me por esse slogan do criador da dor de cotovelo. E desde aí até hoje me chamam do criador da dor de cotovelo. 

(Repórter) Para comemorar o centenário de Lupicínio Rodrigues, a Rádio Senado preparou programas especiais como
Eu quero um samba”, “Curta Musicale uma reportagem especialem homenagem ao compositor. 
31/10/2014, 04h58 - ATUALIZADO EM 31/10/2014, 04h58
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00