Congresso realizará sessão para lembrar combate ao câncer de próstata — Rádio Senado

Congresso realizará sessão para lembrar combate ao câncer de próstata

LOC: O CONGRESSO NACIONAL REALIZARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA TRÊS DE NOVEMBRO, UMA SESSÃO SOLENE PARA LEMBRAR A CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA. 

LOC: O PRÉDIO DO CONGRESSO TAMBÉM FICARÁ ILUMINADO NA COR AZUL DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO, COMO INCENTIVO AO MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Em 2011, um brasileiro morria a cada quarenta minutos vítima de câncer de próstata. E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de sessenta e nove mil casos devem ser registrados somente neste ano de 2014. Há vinte e seis anos, o país celebra, em 17 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. Uma das campanhas é o Novembro Azul, que conscientiza os homens sobre a importância de prevenir a doença. Medida que, muitas vezes, é colocada em segundo plano por muitos homens, como afirma a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. 

(Ana Amélia) Os homens cuidam mais do seu automóvel, levam pra revisão, levam pra oficina, fazem o abastecimento, trocam de óleo, mas não fazem o exame de prevenção. Então nós queremos com essa iniciativa, fomentar, estimular, a todos os homens de qualquer idade a fazer a prevenção. Prevenir é sempre o melhor remédio. 

(Repórter) Já o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, defende a contratação de mais urologistas pela rede pública de saúde, para que o objetivo da campanha seja cumprido de forma eficiente. 

(Waldemir Moka) A rede pública tem muitos poucos profissionais que fazem urologia. Isso é fundamental, numa campanha como essa, ter demanda nos centros de saúde. Então quando você faz a campanha, a pessoa fala “aah, eu vou lá”. Aí quando ele chega lá, é impressionante como você não encontra este profissional na rede do Sistema único de Saúde. 

(Repórter) A sessão solene do Congresso Nacional que vai homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia, que idealiza as campanhas de prevenção junto com o Instituto Lado a Lado pela Vida, será realizada nesta segunda-feira, no Plenário do Senado Federal. Também como incentivo, o Palácio do Congresso ficará iluminado na cor azul durante o mês de novembro.
31/10/2014, 03h07 - ATUALIZADO EM 31/10/2014, 03h07
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00