CRE aprova pensão especial vitalícia aos ex-integrantes do "Batalhão de Suez" — Rádio Senado

CRE aprova pensão especial vitalícia aos ex-integrantes do "Batalhão de Suez"

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU PROJETO QUE ASSEGURA O PAGAMENTO DE PENSÃO ESPECIAL VITALÍCIA AOS EX-INTEGRANTES DA TROPA BRASILEIRA CONHECIDA COMO "BATALHÃO SUEZ". 

LOC: OS COMBATENTES FIZERAM PARTE DA FORÇA INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA, EM 1956, PARA MANUTENÇÃO DA PAZ E DA SEGURANÇA NA REGIÃO ENTRE O CANAL DE SUEZ E A LINHA DE ARMISTÍCIO ENTRE ISRAEL E EGITO. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: O projeto assegura o pagamento de pensão vitalícia, no valor de dois salários mínimos mensais, aos ex-integrantes do "Batalhão Suez". Só terá direito ao benefício o ex-combatente que comprovar renda mensal inferior a dois salários mínimos, ou que não possua meios para sustentar a família. Os combatentes fizeram parte na Força Internacional de Emergência, constituída pela ONU em 1956, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais na região entre o Canal de Suez e a linha de Armistício entre Israel e Egito. Ao justificar o projeto, o autor, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, destacou que esses homens foram excluídos do Exército sem exame de junta médica e sem quarentena, mesmo tendo permanecido mais de um ano em uma das regiões mais violentas do mundo. O relator, senador Eduardo Suplicy do PT de São Paulo, lembrou que os integrantes do “Batalhão Suez” se expuseram a perigos na área de conflito armado, sofreram sequelas físicas e psicológicas e foram tratados de modo injusto ao voltarem ao Brasil. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, frisou que os ex-combatentes merecem reconhecimento 

(FERRAÇO) Foi uma honra reconhecer o esforço de paz que todos os senhores exerceram ainda no ano de 1956. essa iniciativa do senador Humberto Costa, acompanhada da unanimidade dos senadores nessa comissão, faz esse respeitoso reconhecimento ao exercício dos senhores em nome da paz e da nação brasileira. 

(REPÓRTER) A missão internacional da ONU em Suez recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1988; a Medalha da Força de Emergência das Nações Unidas, outorgada pelo Secretário-Geral da ONU. E os combatentes brasileiros tiveram o reconhecimento nacional oficializado por decreto em maio de 1958, no qual a missão foi considerada um "serviço nacional relevante". O projeto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.
30/10/2014, 11h44 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 11h44
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00